7 melhores práticas para elaboração de conteúdos mobile

Antes de começarmos, é importante lembrar que, apesar de disponível na plataforma, por padrão, o Konviva não disponibiliza automaticamente os cursos em dispositivos móveis. Logo, você precisa acessar a árvore de conteúdo dos cursos e ativar a flag “mobile”



Sabemos que não é uma tarefa fácil fazer a adaptação de conteúdos para dispositivos mobile, mas para auxiliar a produção de material do seu treinamento, compartilhamos aqui neste post algumas dicas que vão ajudar o seu planejamento inicial. Acompanhe.

1 – APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO NA INTERFACE

Para uma melhor experiência do usuário, sempre construa o conteúdo pensando no tamanho da tela de um celular e, principalmente, em como ele vai navegar pelo conteúdo. Uma boa opção a ser considerada é um botão de “Avançar” ou “Voltar” e outros botões que o convidam a realizar alguma ação específica.

2 – EXTENSÃO DO CONTEÚDO

Certifique-se de que nenhum conteúdo fique muito extenso. Procure reorganizar os conteúdos por ideias ou funcionalidades, em pequenos tópicos, pois isso facilita o acesso/download por parte do usuário.

3 – TEMPO DE ESTUDO

Tenha a consciência de que treinamentos mobile costumam ter uma duração menor que um treinamento realizado no computador. Isso é um elemento muito importante para evitar a perda do foco do seu aluno no treinamento. No celular é muito mais fácil se distrair caso não estejam desabilitadas as notificações do WhatsApp, Instagram, Facebook, e-mail e outros aplicativos.

4 – TIPO E TAMANHO DA FONTE

Quando criar conteúdo para dispositivo móvel, procure usar fontes mais tradicionais, como Arial, Times New Roman e Calibri. Atente-se ao tamanho da fonte para que não fique nem muito pequena nem muito grande, evitando, assim, espaços desproporcionais ou linhas com erros.

5 – INTERATIVIDADE

Evite o uso de arquivos Flash (.swf), já que esses não tocarão em celular/tablets.

Use HTML responsivo ou adaptativo para a criação dos conteúdos, a fim de que eles se adaptem ao tamanho da tela do celular ou tablet.

Qualquer botão, objetos de interação ou links inseridos no conteúdo devem ser pensados para serem grandes o suficiente para a ativação com o toque de um dedo. Nesse sentido, a Apple sugere um mínimo de 44×30 pixels para dispositivos iOS.

Saiba que para as versões mobile de seus treinamentos, eventos como “onMouseOver” não funcionarão, pois esses não são suportados no celular.

Da mesma forma, não use eventos “onDblClick”, pois esses não são usados pelo celular devido ao zoom.

Use eventos “onClick” para interações no celular. Certifique-se de usar “Click ou Tap” nos direcionamentos para o usuário.

6 – FORMATO DE ARQUIVOS DE ÁUDIOS E VÍDEO

Salve seus áudios em mp3.

AutoPlay

AutoPlay não é suportado por dispositivos móveis da linha Apple (iPad, iPhone, entre outros). Deste modo, não é recomendado o uso de recursos com esta configuração em dispositivos móveis para este público.

Arquivos de vídeo

Apenas vídeos em .mp4 são suportados. Tente salvá-los com H.264, que é uma compressão padrão para vídeos. Esse tipo de compressão entrega uma melhor qualidade por praticamente metade do tamanho de MPEG-2.

Tente não criar arquivos com mais de 2 MB para usuários que usarão 3G/4G ou mais de 20 MB para usuários no Wi-Fi. Dessa maneira, estará otimizando a experiência do usuário.

Links do YouTube ou Vimeo irão funcionar somente no modo online.

7 – SOBRE CURSOS NO MODO OFFLINE

Quando adicionar interatividade em seu conteúdo, certifique-se de que o mesmo não está buscando nenhum link externo, dessa maneira funcionando tanto no modo online quanto offline. Ex: arquivos que buscam link na Amazon.

Não utilize links do YouTube ou Vimeo, pois os mesmos não irão funcionar no modo offline.

Para o melhor desempenho do processo offline, utilize vídeos com a qualidade padrão citada acima nos arquivos de vídeo.

Antes de finalizar seu conteúdo, é importante testar e testar o que você fez antes de divulgar o seu resultado final!

Procure sempre testar o conteúdo antes de finalizá-lo. Para isso, crie um curso no Konviva, suba os conteúdos, crie uma turma e teste os materiais para verificar se está tudo ok com o andamento e fazer as correções, caso necessárias.

Se você tem mais alguma dica, compartilhe com a gente aqui nos comentários 😊

Até a próxima!

Artur Zambom | Sucesso do Cliente

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