Saiba tudo sobre mobile learning e conheça seus benefícios

Hoje, quem sai de casa sem celular? É difícil pensar em como viver longe desse aparelho que faz toda a diferença em nossas vidas, inclusive no trabalho. E, realmente, existem muitos smartphones no Brasil.

Segundo a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2019, há mais de 230 milhões de celulares ativos no país.

Está aí uma boa razão para explicar o crescimento do mobile learning nos treinamentos corporativos. A flexibilidade, a mobilidade e a privacidade providas pelos devices móveis (coloque os tablets, também, nessa conta) estimulam o acompanhamento de conteúdos, seja em videoaulas, e-books, quizzes ou até mesmo fóruns de discussão.

Continue a leitura deste artigo para saber, de uma vez por todas, o que é o mobile learning, seus benefícios e principais aplicações.

O que é o mobile learning?

Também conhecida como aprendizagem móvel, o mobile learning nada mais é que uma modalidade de ensino que contempla o uso de aparelhos como smartphones, tablets e laptops com acesso à internet na transmissão de conteúdo.

As plataformas de Learning Management System (LMS), ou sistema de gestão de aprendizagem, são consideradas a ideais para sua aplicação.

Ao contrário de métodos mais tradicionais, permite ao aluno uma absorção mais rápida das aulas, por poder acompanhá-las de qualquer lugar, a qualquer hora do dia. Ou seja, o método acelera a absorção do que é passado, dando pronta qualificação.

Muitas vezes, o mobile learning é aplicado como um complemento de uma trilha maior de conhecimento. É que a possibilidade de o colaborador acessar o conteúdo do próprio aparelho permite que consuma uma aula extra ou até mesmo realize uma atividade adicional, por exemplo.

Podemos afirmar que esta modalidade veio para ficar. Recursos já habituais aos usuários em seus próprios aparelhos, como a captura de foto e vídeo, gravação de áudio e anotações, conferem uma naturalidade na interação com o conteúdo das aulas.

Aplicações mais comuns da modalidade

Agora que você já entendeu os conceitos, chegou a hora de conhecer as principais aplicações e possibilidades do mobile learning, juntamente a uma ferramenta LMS:

Cursos: a aprendizagem móvel pode ambientar trilhas completas de conhecimento, desde que o conteúdo seja pensado e adaptado a telas menores.

Videoaulas: produzir conteúdo em vídeo é sinônimo de alto engajamento dos funcionários. E nada mais fácil do que consumir esse tipo de material no celular, não é mesmo?

E-books: a leitura também não pode ficar de fora no contexto da aprendizagem móvel. Por isso, disponibilizar materiais em PDF ou até mesmo de consumo dentro da plataforma de LMS é uma boa dica.

Redes sociais: diversas soluções de LMS do mercado oferecem redes sociais internas para estimular a interação entre alunos, além de ser mais um canal com tutores e professores.

Gamificação: quem não gosta de um jogo pelo celular? O mobile learning se apropria disso para ofertar conteúdo lúdico, voltado a recompensas, pontuações, prêmios e passagens de níveis.

Apps: utilizar aplicativos na educação corporativa também pode ser um bom caminho. Ao desenvolver um app altamente personalizado, a sua empresa inovará na forma como distribui o conteúdo, assim como na interação com os alunos.

Benefícios do mobile learning

Até aqui, deu para compreender as diversas aplicações do conteúdo inserido em devices móveis, certo? Conheça, agora, os principais benefícios:

  • mobilidade para extrapolar a experiência da educação corporativa para além da empresa;
  • agilidade no acesso e absorção do conteúdo, seja em casa, na rua ou no trabalho;
  • fácil acesso ao conteúdo de um curso, uma vez que o profissional sempre está com seu aparelho;
  • oferta de conteúdo simples e amigável, estimulando o engajamento dos funcionários;
  • Possibilidade de oferta de conteúdo multimídia, já que smartphones e tablets suportam praticamente qualquer arquivo hoje em dia;
  • trabalhar as aulas de forma lúdica e divertida, por meio de jogos, quizzes e atividades que estimulem a competição sadia.

Layout responsivo é importante

A última dica deste artigo é trabalhar com mobile learning dentro de uma plataforma de LMS com layout responsivo. É que além de uma melhor experiência na adaptação a qualquer tipo de tela, também possibilita comodidade para o usuário.

Você também se dá bem nessa, uma vez que não precisará configurar o mesmo conteúdo para diferentes formatos.

Então, pronto para aplicar a aprendizagem móvel nas suas trilhas de conhecimento? Comente, aqui no blog, suas iniciativas para nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *