Learning Analytics na educação corporativa

Avaliar, analisar e ajustar são ações fundamentais para as empresas que querem se manter no mercado. Para isso, o Big Data, ou seja, o uso estratégico de dados estruturados é um grande aliado. Ele fez com que surgissem variadas ferramentas de análise, entre elas, o Learning Analytics.

Trata-se de uma ferramenta que gera relatórios individualizados dos estudantes. Pode e deve interagir com uma plataforma de gestão da aprendizagem, conhecida como o LMS (Learning Management System).

Os benefícios da ferramenta para a educação corporativa são inúmeros, e é sobre eles que vamos tratar neste artigo. Conheça, agora, o Learning Analytics e entenda como ele pode ajudar a sua empresa a criar estratégias assertivas para os treinamentos corporativos.

Como funciona o Learning Analytics

O Learning Analytics é uma ferramenta online que gera, como dissemos, relatórios individualizados sobre a performance de cada usuário/estudante/colaborador. Isso permite uma análise rápida de como anda o processo de aprendizagem da empresa.

Funciona da seguinte forma: o estudante interage com a plataforma de ensino a distância, seja assistindo aulas ou realizando os exercícios e testes propostos. A ferramenta guarda essas informações como um banco de dados e organiza de maneira que o gestor da plataforma poderá saber todas as informações de desempenho: quais questões o usuário acertou, quais errou e como ele se saiu no geral.

O processo é todo automatizado e costuma ter como fases a limpeza e a formatação de dados, a análise dos dados detalhada e a visualização das informações. A extração dos dados pode ser feita da forma que o gestor considerar mais adequada.

Benefícios do Learning Analytics

Dados concretos são valiosíssimos na hora de prever resultados, pensar estratégias para atacar um problema, prevenir outro ou mesmo aumentar engajamento, produtividade e até o lucro da empresa.

São inúmeras as possibilidades de uso das informações coletadas pelos LMS. Vamos citar alguns benefícios desse uso tanto para quem oferece o programa de treinamento quanto para quem o realiza.

Visão micro e macro

O Learning Analytics oferece uma análise individual, como já explicamos, mas também coletiva, proporcionando que o professor, tutor ou o setor de Gestão de Pessoas tenha uma visão micro e macro do processo de educação corporativa.

Isso ajuda a equipe a descobrir o que funciona e o que não funciona nesse treinamento, podendo melhorar alguns aspectos e preencher lacunas. Os dados são confiáveis, o que dá segurança na hora da análise.

Feedback instantâneo

Com o uso da ferramenta, o estudante poderá ter um feedback imediato sobre o seu aprendizado e, assim, entender se precisa se empenhar mais em alguma tarefa ou rever algum conteúdo. O instrutor, de posse dessa mesma informação, poderá trabalhar pontos específicos para auxiliar esse aluno a deslanchar no seu aprendizado.

Customização do conteúdo

A própria tecnologia do Analytics, em conjunto com uma plataforma de e-learning, é capaz de customizar o conteúdo que será oferecido a cada aluno, a partir da interpretação automática dos dados. O sistema pode oferecer, por exemplo, links complementares para ampliar o estudo, ou sugestões de artigos e vídeos que possam auxiliar na interpretação dos conteúdos.

Impactos na educação corporativa

Com tantas possibilidades, é de imaginar que os impactos do Learning Analytics para a educação corporativa sejam enormes, pois as informações coletadas pela ferramenta são essenciais no processo de aprendizagem dentro da empresa. Com a análise dos dados é mais fácil elaborar ações estratégicas de marketing e cursos certeiros para alcançar as metas da empresa.

Além disso, o tutor não precisa mais perder tempo corrigindo provas e analisando desempenhos. Isso tudo é feito pelo sistema. De posse das informações, ele pode, então, se dedicar à mediação do conhecimento, a responder dúvidas e a aprofundar os ensinamentos.

Esse é um grande passo para a qualificação do ensino, gerando mais satisfação e interesse pelos alunos. Afinal, ao receberem feedbacks instantâneos e entenderem exatamente suas dificuldades e potencialidades, os alunos têm condições de buscar novas formas de aprender.

O LMS Konviva conta com mais de 30 relatórios e dashboards que extraem dados em tempo real para os gestores e alunos. Outro diferencial é que o Konviva pode ser integrado com ferramentas de Business Intelligence, como o Power BI da Microsoft, turbinando as análises do negócio.

Como você viu, há muitas vantagens no uso do Learning Analytics. O que você pensa sobre isso? Você acredita que a análise dos dados é imprescindível para a qualificação do aprendizado, principalmente na educação corporativa? Deixe sua opinião abaixo.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *