Adote a Gamificação e potencialize os resultados do seu treinamento

A gamificação é uma ferramenta de educação corporativa que utiliza a predisposição psicológica que todas as pessoas têm para jogos e avalia índices de produtividade dos colaboradores das empresas com o objetivo de dar a eles uma noção maior dos seus desempenhos. Consiste em introduzir Diversão, Competição, Reconhecimento Pessoal e Feedbacks continuamente nas atividades de trabalho e surgiu para se tornar uma aliada dos squads no mundo dos negócios.

Pode ser aplicada nos mais diversos segmentos, como educação, saúde, causas sociais, marketing e até em treinamentos corporativos, para atingir públicos e objetivos variados. É considerada uma opção mais atrativa para engajar a audiência, especialmente mais jovem, em comparação a outras plataformas tecnológicas.

O termo vem do inglês “gamification” e se trata do uso de mecânicas e características de jogos para cativar pessoas, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado com desafios constantes em situações reais.

Uma boa forma de elevar o engajamento dos colaboradores e mantê-los motivados a executarem as atividades por meio da gamificação é a criação de um sistema de incentivos. Pode ser um programa de pontos e de reconhecimento por uma habilidade ou trabalho ou até uma bonificação financeira pelo sucesso em metas.

Ao utilizar o formato game nesse sentido de educação corporativa, o processo de assimilação dos conteúdos será mais estimulante e fácil. Em vez da possibilidade do treinamento se tornar uma simples obrigação, o funcionário será encorajado a manter os estudos de forma ativa e voluntária.

Além de definir objetivos, é importante trabalhar o reconhecimento das pessoas que alcançam os resultados esperados. Muitas vezes, mais do que receber uma recompensa ou um bônus, ser reconhecido perante os colegas como um profissional que traz resultados pode ser ainda mais estimulante.

A sensação de avançar de fase num jogo só não é mais gratificante do que ser reconhecido como um admirável jogador. Assim, quando os profissionais são reconhecidos por todos pelo seu empenho e relacionados ao bom resultado da organização, a tendência é que eles mantenham o nível de trabalho e guiem os demais.

Os jogos executados em equipe costumam ser mais emocionantes. Os jogadores se incentivam mutuamente, o que contribui para que todos desempenhem bem os seus papéis, sempre vislumbrando bons resultados para a equipe.

Além das metas individuais, é muito importante que o time também tenha metas em grupo. Assim, o espírito de equipe é reforçado e todos podem caminhar na mesma direção, com o objetivo de cumprir todas as metas coletivas.

Gamificação é uma forma mais atrativa de incentivar e manter o funcionário na dinâmica. A cada novo aprendizado, ele é estimulado a passar para o próximo nível, aumentar sua pontuação ou subir no ranking de participantes e, assim, dar o seu melhor no “jogo”.

Siga os steps da gamificação na empresa:

Faça uma análise do seu target interno

Avalie os perfis dos usuários que utilizarão a plataforma e tenha a maior precisão possível sobre os pontos fracos, condutas, parâmetros, competências e expectativas do grupo.

Assim, podem ser criados jogos realmente interessantes para estimular o engajamento dos colaboradores, com linguagem, passo a passo e exercícios adequados às suas realidades. Realize pesquisas internas que englobam diversos tópicos, desde interação entre os colaboradores até o rendimento. Lembre-se de que quanto maior o número de informações fundamentadas, maior será a efetividade na idealização do projeto.

Determine o plano do jogo

Questione-se o que você almeja conseguir com tal projeto. A resposta auxiliará na criação de uma concepção que solucione a pergunta detectada na etapa de diagnóstico.

Proponha objetivos

Defina estratégias para aprimorar o sistema como um todo. Para tornar o jogo mais ágil e reparar erros iniciais, faça testes antes de soltar o game para os colaboradores.

Dê sugestões diferentes

O essencial aqui é ativar o melhor do time e o engajamento dos colaboradores, despertando uma competição saudável. Usar um método de recompensas pode ser uma opção interessante para envolver os colaboradores e deixar o sistema mais adequado.

Agora é só colocar em prática e aguardar os resultados eficientes de uma equipe que trabalha feliz e motivada.

Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar a gamificar a sua empresa!

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