Como o Informal Learning impulsiona o e-Learning

A educação formal no ambiente de trabalho, como conhecemos, com sala de aula, cursos, certificados e avaliações, tem dado cada vez mais espaço à educação informal, o informal learning, termo em inglês. Alinhada com o e-learning, ela atinge seu potencial máximo e, de certa forma, impulsiona esse tipo de ensino.

O informal learning proporciona, principalmente, o desenvolvimento de um mindset de aprendizagem, que nada mais é do que a cultura de aprender. Ele torna o aprendizado espontâneo, a partir da ausência de avaliações, criando experiências enriquecedoras.

Mas de que forma esse tipo de aprendizagem pode ser usado na educação corporativa e quais os seus benefícios? Leia, agora, neste artigo.

Características do informal learning

O informal learning, pela sua natureza, como o nome já diz, informal, tem algumas características peculiares. São elas:

  • oferece baixo nível de estresse porque não envolve avaliações ou atividades de alta pressão;
  • flui com o trabalho, nas atividades do dia a dia, a partir da forma como os colaboradores superam os obstáculos cotidianos;
  • é intuitiva e orgânica, as pessoas aprendem sem às vezes se darem conta disso;
  • encoraja a curiosidade, pois as pessoas se sentem livres a explorar e ir em direção aos seus interesses.

Assim, a ênfase da aprendizagem informal é o encorajamento dos colaboradores a se qualificarem, adquirindo competências e habilidades que certamente serão usadas no trabalho.

Informal Learning e e-learning: como aplicar

A aprendizagem informal encontra um parceiro perfeito no e-learning, pois é nas plataformas digitais que as pessoas podem explorar suas potencialidades. Os formatos de conteúdo, portanto, podem ser os mais variados, como vídeos, fóruns de discussão, webinars, jogos etc.

Para isso, é interessante que a empresa tenha uma plataforma LMS (Learning Management System), que gerencie o sistema de educação corporativa. O curso pode ser construído aos poucos, a partir do feedback dos alunos. Conforme o interesse de cada um, é possível, após um vídeo, por exemplo, enviar um quiz no qual o colaborador possa testar seu conhecimento de forma lúdica.

Os elementos do mundo dos jogos na educação corporativa, aliás, são extremamente importantes para o engajamento, justamente porque criam no estudante uma sensação de que ele aprende sem esforço. Por isso, usar ferramentas de gamificação é uma boa ideia para quem quer investir na educação informal.

Outra boa dica é que a plataforma LMS esteja integrada com um aplicativo para celulares e tablets, o que facilita ainda mais o acesso ao conteúdo.

Benefícios da aprendizagem informal

Treinamentos formais exigem um certo custo, pois é preciso ter material de estudo, instrutores formados, estrutura física, entre outras exigências. O treinamento informal, ao contrário, tem custo baixo e a vantagem de não retirar o profissional do seu local de trabalho durante o expediente. Ele pode aprender na prática e ainda usar seu tempo livre para complementar o estudo.

Na verdade, a evolução da tecnologia e o surgimento de novas mídias só contribuiu para o que, na prática, já acontecia: o aprendizado na troca de experiências, na observação, no fazer. Dessa forma, se apropriar desse tipo de linguagem apresenta como principal vantagem a naturalização do aprendizado.

Recomendações finais

Mesmo que contenha a palavra “informal” no nome, esse tipo de educação não pode ser encarado como algo irresponsável, sem metas e objetivos. Por isso, o gestor de pessoas deve ter em mente que toda ação deve ser planejada.

Por isso, planeje as ações de aprendizagem informal, envolva os líderes de equipe, elabore um plano de divulgação e engajamento, destaque que a qualificação é prioridade na empresa, inclua esse tempo de aprendizagem na rotina do trabalho, selecione atividades que promovam a cultura do aprendizado e crie uma biblioteca para compartilhar materiais de estudo.

Essas são algumas ações recomendadas para quem tem interesse em implantar o informal learning na sua empresa. Entretanto, não se esqueça de usar e abusar das ferramentas tecnológicas oferecidas pelo e-learning como aliadas na hora de investir no seu programa de educação corporativa.

A Konviva tem as melhores soluções em LMS para a sua empresa. Podemos customizar ferramentas para o melhor aproveitamento do potencial da sua equipe. Entre em contato conosco e saiba mais: (11) 3032-1775 e (48) 3771-5400.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *