Educação Corporativa: 8 Dicas Estratégicas

Em razão do momento delicado que o mundo está passando, o que de positivo podemos tirar é que grandes desafios podem ser sinônimo de grandes oportunidades.

É desejo de qualquer gestor que sua empresa possa se adaptar a essas transformações, especialmente diante de um futuro um tanto incerto.

Para isso, é essencial focar em treinamentos contínuos e oferecer uma experiência verdadeira de formação, de forma que a equipe alcance os resultados pretendidos, sempre alinhados com os objetivos da organização.

Nesse sentido, mais e mais empresas investem em educação corporativa, com a finalidade de capacitar seus colaboradores para não apenas saber lidar com os obstáculos, mas também acompanhar as mudanças.

Portanto, é necessário implementar medidas estratégicas para otimizar todo o processo de treinamento.

A seguir, confira quais estratégias devem ser adotadas em sua empresa que garantem o sucesso de qualquer planejamento.

1.Atualização constante de conteúdo

Com o avanço do trabalho remoto e novas tecnologias, por melhor que seja o conteúdo do treinamento, pode haver o risco de se tornar ultrapassado.

Além disso, o mundo está sob uma poderosa transformação digital, e se a sua empresa não tiver alinhada e acompanhar essas mudanças, provavelmente sua equipe vai enfrentar muitas dificuldades.

Chegou o momento de adaptar seus programas de conteúdo digital em e-Learning, pois não somente é mais moderno e atualizado, como evita os custos com uma reestruturação completa.

2.Disponibilize conteúdo em vídeo na educação corporativa

Muitas pesquisas mostram que grande parte dos trabalhadores dedica tempo a treinamentos.

A solução seria disponibilizar nuggets de aprendizado baseados em vídeo, pois retêm mais a atenção e despertam mais o interesse.

Por conta de serem mais breves, podem contornar qualquer tipo de problema decorrente de falha ou conexão de rede lenta.

Ou seja, seus funcionários poderão se concentrar no treinamento por mais tempo, inclusive os mais jovens, sendo uma solução de treinamento mais personalizada e rápida.

3.Aposte em um LMS

Quando se trata de capacitar os colaboradores remotos, é essencial que se sintam parte do processo. Dessa forma, a plataforma deve ser pautada no aluno.

A ideia é que o aluno não veja essa plataforma apenas para ter acesso aos cursos digitais, mas como identidade da marca.

4.Acompanhar os resultados no LMS

É importante acompanhar regularmente os resultados de LMS, até para avaliar a eficiência do treinamento e fazer os ajustes necessários.

Quando se trata de educação corporativa, é necessário estabelecer metas de aprendizagem mensuráveis, além de verificar o desempenho dos seus colaboradores, através de métricas do LMS.

Isso vai permitir gerar relatórios de treinamento, assim como dados importantes, o que é possível através de um LMS atualizado e moderno.

Ou seja, um LMS que entrega mais do que simplesmente dados, ajuda bastante na inclusão de novos conteúdos de treinamento ou melhorar os já existentes.

Graças a esses dados, é possível escolher um recurso em particular ou modificá-lo de acordo com as expectativas dos alunos.

5.Processo integrado

Tenha em mente que o treinamento tem como principal objetivo a capacitação dos seus colaboradores, logo, é fundamental estar atento às habilidades que precisam ser desenvolvidas.

Ao melhorar competências, seja de funcionários novos ou antigos, isso se traduz em maior integração da equipe, assim como sua retenção e aumento do ROI.

Além de incentivar o crescimento de carreira e aprimoramento de diversas habilidades, que só precisam de um estímulo para florescer.

6.Maior interatividade

Geralmente, seja para trabalhadores remotos ou não, quando há uma pausa no trabalho, a tendência é que peguem seus telefones ou se distraiam com outra coisa.

Agora, se você investir em um tipo de treinamento adaptado aos dispositivos móveis, o chamado Mobile Learning, com certeza, vai acarretar maior interesse e menos desistência.

Quando se trata de aprendizado digital e educação corporativa, esse é um tipo de recurso crucial, se você realmente quer aumentar a taxa de retenção dos alunos.

7. Feedback corretivo durante a prática de habilidades

Receber feedback durante a prática de uma nova habilidade resulta em melhor desempenho. 

Na verdade, a prática é muito melhorada quando o aluno é informado sobre quais partes do desempenho estão corretas e quais partes precisam ser alteradas.

8. Deixe seus funcionários fazerem muitas pausas

Um curso de e-Learning ou corporativo envolvente e complexo requer muita capacidade intelectual dos funcionários. 

Você não quer que seus funcionários fiquem entediados ou distraídos durante o treinamento corporativo.

Por isso, permita que seus funcionários façam muitas pausas durante o treinamento. 

Dê-lhes 10 minutos após terminarem cada curso para relaxar e ter tempo para processar o que aprenderam. 

Isso ajuda a manter a motivação e o foco.

Conclusão

Então, essas estratégias têm dado ótimos resultados, mas o que realmente funciona são soluções de educação corporativa, que abranjam todos os setores da empresa.

É extremamente importante acompanhar de perto o desempenho dos seus funcionários, o que deve ser feito periodicamente.

Isto é, por meio de feedback constante, é possível identificar áreas que precisam ser melhoradas, o que acaba otimizando todo o processo.

Portanto, esteja atento a tudo o que acontece, sempre visando adotar estratégias modernas de aprendizagem, o que se traduzirá em maior aproveitamento e capacitação de seus funcionários.

Vale lembrar que o progresso do aluno é regularmente controlado, sendo possível personalizar o conteúdo em função dos seus objetivos.

Outro ponto que merece ser ressaltado é o fácil acesso ao aprendizado, e graças a uma educação corporativa digitalizada, os colaboradores se formam mais rápido, de maneira simples e eficaz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code