Gamificação na educação corporativa quando faz sentido usar

É inegável que as técnicas utilizadas para o Treinamento e Desenvolvimento dentro das empresas acompanham os avanços tecnológicos de outros setores. Uma dessas tecnologias é a Gamificação, que surgiu como forma de aumentar o interesse e o engajamento dos participantes de um treinamento, melhorando os resultados do projeto.

Mas como funciona a Gamificação aplicada à capacitação corporativa? Para te ajudar a entender um pouco mais sobre esse assunto, confira esse conteúdo exclusivo que preparamos para você!

O que é Gamificação?

Gamificação é uma adaptação da palavra em inglês “Gamification”, e diz respeito a uma metodologia cujo objetivo é aumentar o engajamento e despertar um maior interesse do público. Além disso, por meio da Gamificação, a equipe de Treinamento e Desenvolvimento poderá mensurar de uma maneira mais efetiva os resultados trazidos pelo treinamento aplicado.

A Gamificação utiliza a metodologia, lógica e elementos presentes em jogos, em materiais e conteúdos voltados ao treinamento e capacitação de colaboradores. Esses elementos são utilizados para tornar todo o processo do treinamento mais leve e dinâmico, contudo sem abandonar as estratégias já aplicadas pela empresa. A Gamificação surge como uma aliada valiosa para que sejam obtidos resultados cada vez mais satisfatórios.

Quais as vantagens da Gamificação?

Nós estamos acostumados a visualizar os jogos apenas como uma ferramenta de lazer e entretenimento, mas é possível proporcionar uma experiência muito dinâmica com a utilização da Gamificação em Treinamento e Desenvolvimento. Junto com a possibilidade de fornecer feedbacks imediatos, por meio dessa metodologia a empresa consegue despertar uma maior dedicação por parte dos participantes, além de propiciar um maior retorno em produtividade.

Mas esses não são os únicos benefícios que a Gamificação pode trazer para o seu programa de capacitação. Veja a seguir as principais vantagens que essa estratégia pode agregar à sua empresa:

Produtividade

Por meio da utilização de módulos de Gamificação, é possível estimular os funcionários e aumentar a adesão ao treinamento proposto. Além disso, essa técnica permite que os colaboradores sejam treinados em diversos momentos, desde a integração de novos membros, até a capacitação para habilidades específicas e quesitos comportamentais. A Gamificação também pode ser aplicada em tarefas cotidianas, o que agregará ainda mais produtividade para a empresa.

Em um ambiente de treinamento mais dinâmico, os participantes do treinamento realizarão as atividades de forma mais leve e o conteúdo será assimilado de maneira facilitada. O treinamento deixa de ser uma tarefa cansativa, que o funcionário realiza por obrigação, e passa a ser uma atividade voluntária e ativa.

Engajamento

Trazendo para os treinamentos uma estratégia mais dinâmica e convidativa, a empresa acaba incentivando os colaboradores a participar de forma mais ativa. Os treinamentos com Gamificação, além de despertarem a competitividade saudável, aumentam a interação entre os funcionários e interdepartamental.

Confiança

Por meio dessa competição saudável trazida pela Gamificação, é despertado um sentimento de conquista e validação nos colaboradores, que se sentem mais confiantes cada vez que vencem um jogo ou tarefa. Esse sentimento agrega valor e entusiasmo à sua equipe, que, além de assimilar o conteúdo aplicado, irá atuar rumo a um objetivo em comum.

Dados e informações importantes

Os treinamentos com Gamificação conferem resultados mais rápidos e eficientes sobre o desempenho dos colaboradores durante a execução dos módulos. Através dos jogos, é possível mensurar o desempenho dos participantes em assuntos específicos e identificar possíveis pontos de melhoria.

Como aplicar a Gamificação nos seus treinamentos?

A Gamificação não está restrita às grandes empresas e às startups de tecnologia modernas e disruptivas que se lançaram no mercado. Contudo, antes de qualquer coisa, é necessário realizar um planejamento, onde serão descritas todas as necessidades e objetivos a serem alcançados com esse treinamento, identificando como a Gamificação se enquadra na realidade da sua empresa e quais são os recursos disponíveis.

Com isso estabelecido, chega a etapa da criação e implementação, e para isso, é importante que você tenha o apoio e direcionamento de uma empresa confiável e bem posicionada. Sendo assim, faça uma extensa pesquisa e encontre um parceiro consolidado, e que entenda quais são as necessidades que a sua empresa possui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code