Microlearning: o que é e quais são suas vantagens?

Vivenciamos um momento onde o imediatismo impera, e as pessoas buscam cada vez mais agilidade nas atividades realizadas no decorrer do seu dia a dia. Por esse motivo, os treinamentos tradicionais acabaram perdendo a sua eficácia: o ritmo de aprendizagem não é mais o mesmo. Com base nisso, o Microlearning apresenta uma proposta mais eficiente de ensino, exigindo menos tempo de plena concentração por parte do colaborador.

Para te explicar um pouco sobre essa técnica, preparamos um artigo exclusivo para você, com o conceito de Microlearning e as vantagens de sua aplicação no Treinamento e Desenvolvimento. Continue com a gente!

O que é Microlearning?

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é O-que-e-Microlearning.jpg

Para entendermos claramente o que é Microlearning, precisamos esclarecer o significado da palavra. De origem inglesa, “micro” se refere ao tempo reduzido dos módulos, que duram de 2 a 5 minutos, e “learning” significa aprendizado. Oposto ao Microlearning, existe o Macrolearning, cujo objetivo é a formação, com a absorção de conteúdos maiores, de forma mais ampla.

O objetivo do Microlearning é transmitir informações em menor quantidade, com maior foco e agilidade. Não se trata de um curso maior, dividido em pequenos módulos, mas de um curso independente, de curta duração, capaz de atingir o objetivo estabelecido de forma independente.

Quais os benefícios do Microlearning?

Essa estratégia de ensino pode trazer inúmeras vantagens, tanto para o aprendiz, quanto para a empresa. Veja seus principais benefícios a seguir:

Custo baixo 

O Microlearning apresenta maior facilidade no seu desenvolvimento e aplicação, sendo consideravelmente mais barato. Além disso, ele reduz também os custos indiretos, uma vez que será necessário um menor tempo de disponibilidade, e diminui o impacto na rotina do colaborador.

Maior Flexibilidade

É possível utilizar o método de Microlearning para a aplicação de qualquer conteúdo, de forma mais rápida e efetiva. Por sua curta duração, ele pode ser facilmente encaixado na rotina do funcionário, sem prejudicar as suas tarefas diárias e a produtividade da empresa.

Multimídia

O material produzido pode ser disponibilizado e utilizado de qualquer dispositivo, como computadores, tablets e smartphones. Além disso, esse conteúdo pode ser compartilhado, e conta com uma ampla variedade de recursos.

Personalização

Como são conteúdos curtos, de alta absorção, é possível personalizar os treinamentos de acordo com o perfil que irá receber esse material, tornando possível atingir um maior número de participantes.

Fácil Implantação

Como se trata de uma estratégia de ensino mais dinâmica e leve, ela acaba tendo uma melhor recepção por parte do público, aumentando o engajamento e a colaboração dos participantes.

Acessibilidade

Sem a necessidade de deslocamento dos colaboradores para as salas de aulas, e com a disponibilidade em diversos tipos de equipamentos, o Microlearning apresenta uma maior abrangência e acessibilidade, visto que o funcionário pode acessá-lo da própria estação de trabalho, no momento mais oportuno para a sua rotina.

Relacionados:

Curto prazo

O Microlearning é um método dinâmico e resposta rápida, construído de forma a garantir o foco e atenção do aprendiz. Se aplicado corretamente, além de economizar tempo, ele proporciona um aprendizado efetivo e de longa duração, permitindo que o conteúdo passado seja utilizado imediatamente.

Produtividade

Sem perderem longas horas em salas de treinamento, os colaboradores se sentirão mais motivados e engajados com o restante da equipe. A aplicação de um treinamento mais eficaz, permite que o conteúdo seja colocado em prática de forma mais rápida, aumentando a produtividade e diminuindo a incidência de erros.

Para que esse tipo de treinamento seja aplicado de uma forma otimizada, é importante lembrar dos seguintes pontos:

  • Inserir atividades práticas e simples, como microinterações;
  • Aproveite o método para a aplicação de conteúdos que irão ser utilizados imediatamente, trazendo um maior dinamismo;
  • Para aumentar o engajamento do treinamento, aposte em gamificação;
  • A utilização de micro avaliações e testes pode te ajudar a mensurar os resultados dos treinamentos.

Esse artigo te ajudou a entender os pontos positivos no Microlearning? O mundo está exigindo cada vez mais agilidade, e a educação corporativa não fica para trás. Quanto mais rápido e mais eficiente, melhor para a empresa e para o colaborador.

1 comment

  1. Wagner Ferreira Macriani

    Confesso não ter lido com maior atenção o texto, mas, em tese concordo com suas propostas, pois representam modelos definidos de como um aprendizado pode ser melhor direcionado.
    Trabalho em um projeto que entre seus pontos, consta que um simples parágrafo de algum texto pode ser “resumido” e as partes importantes dele, são mais fáceis de memorização.
    Um senão: “micro” não é de origem inglesa e sim grega!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code