O Phygital na aprendizagem corporativa

Seja na nossa rotina diária, nas atividades que exercemos, em nossos momentos de lazer, estamos o tempo todo rodeados de tecnologia. O mesmo acontece dentro da educação corporativa, que está acompanhando constantemente as mudanças e as novidades, de forma a otimizar cada vez mais o preparo e o treinamento dos colaboradores. Uma dessas novidades é a Aprendizagem Phygital, você já conhece? 

Esse conceito está dominando o mercado, tornando os processos de capacitação e treinamento mais eficientes e inteligentes. Nesse artigo iremos explicar como o Phygital funciona e quais os benefícios que essa estratégia traz para a educação corporativa. Continue com a gente!

O que é Phygital?

O comportamento das pessoas vêm mudando gradativamente com o avanço da tecnologia, e podemos ver essas mudanças até nas pequenas coisas da nossa rotina, seja em nossa casa ou no ambiente de trabalho. Você consegue imaginar uma empresa ou escritório sem a presença de computadores ou internet? Hoje já é possível realizar conferências, reuniões e atendimentos aos clientes à distância, de forma simples e rápida.

 A tecnologia também está presente na forma que aplicamos e realizamos treinamentos corporativos, com estratégias otimizadas e métodos que beneficiam tanto a empresa, quanto o colaborador. O ambiente empresarial está cada vez mais conectado e com ferramentas que proporcionam agilidade e eficiência. Mas o que o Phygital tem a ver com isso?

Significado de Phygital

O termo Phygital nasceu da junção de dois termos opostos: o “physical”, traduzido do inglês, significa “físico”; e “digital”, que se refere à tecnologia aplicada ao método, integrando assim, os ambientes on-line e offline. O objetivo geral é garantir que os usuários vivenciem uma experiência completa e cada vez mais interativa no decorrer do treinamento. Apesar de parecer exótico, o Phygital já está presente nas nossas vidas, como aplicativos de GPS, por exemplo.

Relacionados:

O Phygital na aprendizagem corporativa

Como vimos, os avanços tecnológicos e a transformação digital que estamos vivenciando, estão intimamente conectados com o conceito de Phygital. Pudemos observar, desde o início da Pandemia do Covid-19, como as ferramentas tecnológicas podem fazer parte da nossa rotina, com as aulas online, o Home Office, e até mesmo com o contato remoto com os nossos amigos e familiares.

Por conta dessas novas necessidades que surgiram, muitos avanços foram feitos no campo da tecnologia, de forma a atender a todas as demandas que passamos a ter. Com isso, ficou evidenciado que a transformação digital, já tão presente no nosso dia a dia, vai muito além da mera automatização de tarefas, alcançando âmbitos cada vez maiores.

No caso do Treinamento e Desenvolvimento, foi necessário encontrar maneiras de manter a capacitação dos colaboradores de forma efetiva, sem perder a qualidade dos treinamentos, mas de forma mais inteligente. Essas mudanças se tornaram presentes mesmo com a volta do trabalho presencial, e é nesse ponto que entra o Phygital. Esse formato trouxe mudanças significativas para esse setor, integrando recursos físicos e digitais em prol de uma melhor experiência de treinamento.

Por exemplo: por meio do Phygital, é possível aliar conteúdos na modalidade EAD com a realização de atividades presenciais, e com ferramentas físicas, que proporcionem ao colaborador um aprendizado mais completo.

Quais as vantagens do aprendizado Phygital?

Atualmente, nós utilizamos ferramentas digitais para muitas coisas no decorrer da nossa vida, seja para ler notícias, encontrar artigos que gostamos, cursar uma faculdade ou pós-graduação, entre diversas outras atividades. Esses conteúdos podem ser consumidos de forma muito facilitada, por computadores, tablets, smartphones e até mesmo smarTVs. E esses recursos são muito aproveitados pelas companhias, com o objetivo de melhorar a experiência do treinamento e aumentar seu aproveitamento, principalmente com a aplicação do Phygital.

A utilização do Phygital na capacitação dos seus colaboradores pode:

  • Diversificar a disponibilidade de formatos online para a apresentação dos seus conteúdos, tornando o treinamento mais dinâmico e personalizado;
  • Aumentar o engajamento dos colaboradores durante todas as fases do treinamento e do processo de capacitação. Isso irá proporcionar um aumento na produtividade e uma melhoria nos resultados.
  • Facilitar a mensuração dos resultados obtidos com esse treinamento, uma vez que será possível extrair relatórios e dados diretamente da plataforma utilizada.
  • Otimizar o acompanhamento da evolução dos estudos dos participantes do treinamento, e dos resultados perante as atividades propostas no ambiente online.

Essas características são benéficas tanto para o participante do treinamento, que terá uma experiência imersiva e dinâmica, quanto para a empresa, que poderá otimizar os métodos de capacitação profissional. Além disso, com a utilização do Phygital, você poderá observar uma grande melhoria na motivação dos colaboradores, tornando as equipes cada vez mais engajadas e motivadas.

Para implantar o Phygital nos treinamentos da sua empresa, é muito importante contar com uma equipe ou empresa que estabeleça um projeto de educação corporativa compatível com as necessidades da companhia e proporcione todas as vantagens que o Phygital pode trazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code