Onboarding digital: como fazer de forma ágil?

Mais do que escolher e contratar colaboradores de qualidade, que atendam ao perfil da empresa, é preciso que a sua adaptação seja a melhor possível. Por esse motivo, o processo de Onboarding é uma das tarefas mais importantes dentro de uma empresa.

Ao buscar um novo talento, a empresa busca agregar valor para o seu negócio, e espera que esse novo colaborador se torne produtivo o mais cedo possível.

Para atingir esse objetivo, uma das etapas do Onboarding é o treinamento, que busca capacitar e preparar esse novo funcionário para iniciar as suas atividades. Assim como as outras etapas como o processo de recrutamento, preparação e apresentação, o treinamento no onboarding também pode ser feito de maneira digital.

O que é Onboarding? 

O processo de contratação foi, por muitos anos, uma dinâmica simples, onde o profissional era contratado, recebia suas funções e iniciava o exercício das suas atividades. Com o avanço do mercado e o surgimento de novos métodos, essa perspectiva se tornou obsoleta e pouco eficiente, sendo necessário encontrar uma melhor forma de realizar a integração de novos colaboradores.

E foi diante dessa demanda que foi criado o processo de Onboarding, que traduzido do inglês, nos remete à ideia de trazer esse novo funcionário a bordo da empresa, constituindo um time. Por meio desse processo, o novo colaborador irá conhecer a rotina de trabalho, os valores, organização e cultura da empresa, tornando a sua adaptação mais simplificada e natural.

Dentro desse processo, também ocorre a etapa de aprendizagem, onde o colaborador irá adquirir todo o conhecimento necessário para que possa realizar as suas atividades. Além disso, é nessa etapa que a empresa irá transmitir sua visão, missão e valores, e também a sua política interna. Por esse motivo, o treinamento durante onboarding é essencial para preparar os novos talentos, quanto mais eficiente ele for, mais rápido o colaborador se tornará produtivo.

O treinamento no onboarding

Mais do que agregar eficiência para o processo de integração dos novos colaboradores, o treinamento onboarding visa agilizar a produtividade esperada pela empresa e reduzir a rotatividade dos colaboradores. Ou seja, esse treinamento não é uma simples transmissão de informações, mas um processo completo de aprendizagem que pode fazer toda a diferença não só para a empresa, mas também para os colaboradores.

O treinamento onboarding consegue preparar o colaborador de forma completa para que se adapte ao ambiente da empresa e conheça todas as suas responsabilidades, estabeleça relações sólidas, e conheça de maneira mais profunda as expectativas da organização. O resultado disso é uma maior agilidade na adaptação do colaborador e o aumento da produtividade da empresa de maneira mais rápida.

Nós temos um webinar sobre este tema, onde aprofundamos um pouco mais sobre treinamento em Onboarding digital: Assistir o Webinar na íntegrar

Como o Treinamento onboarding pode ser utilizado?

Há diferentes formas de usar um treinamento de onboarding para que a empresa colha melhores resultados. Selecionamos os 3 principais para te ajudar a entender este processo:

Mentoria

A utilização de mentores no processo de orientação dos novos colaboradores pode acelerar a integração desse novo funcionário, criando um ambiente saudável desde o primeiro dia. A mentoria ajuda no processo de aprendizagem, aumenta o nível de confiança e valoriza as contribuições desses colaboradores.

Manual para novos colaboradores

Uma das maneiras mais simples de implementar o treinamento onboarding na sua empresa é pela implantação de um manual informativo, a ser disponibilizado para os novos colaboradores. 

Essa manual deve trazer informações importantes, como as políticas internas da empresa, orientações para o primeiro dia de trabalho, nome dos colegas e regras básicas. Através dele, o colaborador terá um início mais tranqüilo e uma maior facilidade para estabelecer relações com a equipe.

Plataforma de aprendizagem online

Os treinamentos realizados por meio de uma plataforma de ensino facilitam muito o processo para o colaborador, que pode aprender no seu próprio tempo, e de qualquer lugar. Além disso, traz diversas vantagens para a empresa, como a redução dos gastos com Treinamento e Desenvolvimento.

Outro grande benefício dessa estratégia é a otimização do tempo, podendo se adaptar com a rotina do funcionário, sem se tornar cansativo ou muito extenso. Basicamente, o treinamento em onboarding permite uma melhor adaptação, processos mais rápidos e maior produtividade para o novo colaborador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code