Desenvolvimento contínuo: a chave para a flexibilidade e adaptação no trabalho
1 de julho de 2024
A tecnologia e a inovação estão transformando radicalmente as formas de trabalho. Com isso, empresas e colaboradores precisam se adaptar constantemente para acompanhar esse cenário que muda de maneira tão dinâmica. É nesse ponto que o desenvolvimento contínuo é tão importante para o ambiente corporativo.
Nesse artigo, vamos explicar o que é o desenvolvimento contínuo, como ele ajuda colaboradores a melhorar o próprio desempenho e como todo esse processo otimiza os custos de uma organização e acelera resultados. Acompanhe a leitura.
Leia também: Cultura de inovação sem cultura de aprendizado, dá certo?
O que é desenvolvimento contínuo?
Desenvolvimento contínuo é um processo permanente de aprendizado. Isso significa que, dentro de uma empresa, por exemplo, há a oferta de cursos, treinamentos e workshops para melhorar e desenvolver, de maneira constante, as habilidades dos colaboradores. Ou seja, adotar essa prática tem a ver com investir em educação corporativa.
Outro aspecto dessa definição tem a ver com a essência de uma organização. O desenvolvimento contínuo está conectado de maneira intrínseca com a cultura organizacional de um negócio. Ele é compreendido como um princípio que incentiva e promove o aprimoramento contínuo de cada pessoa pertencente ao empreendimento. E, ao fazer isso, é capaz de manter todos os colaboradores alinhados com sua estratégia, missão, objetivos e valores.
Por que investir nessa prática?
Contar com ferramentas e meios de garantir o constante crescimento profissional de um colaborador é a garantia de otimização de custos e aumento de lucratividade.
Isso porque, ao investir nesse tipo de prática, a organização está mostrando para o colaborador que ele é um ativo precioso, que sua carreira importa. Essa relação aumenta o engajamento das pessoas, torna os times mais conectados com a empresa e isso impacta diretamente na taxa de turnover.
Equipes motivadas e engajadas conseguem reter talentos e melhorar o clima organizacional do negócio. Vale lembrar que processos demissionais são caros. Por isso, apostar em desenvolvimento contínuo colabora para a redução de custos de uma empresa.
Ao mesmo tempo, a prática de aprimoramento constante torna os times muito mais capacitados para executar uma tarefa. Se o colaborador tem acesso ao conhecimento mais assertivo para resolver uma demanda, ele vai cumprir esse processo da melhor maneira. Isso significa que a qualidade das entregas vai aumentar e, consequentemente, a lucratividade do negócio também.
Leia também: 5 elementos-chave para construir uma Employee Value Proposition (EVP) atraente
Desenvolvimento contínuo x flexibilidade no trabalho
Como vimos, o investimento em desenvolvimento contínuo está inserido em um processo de educação corporativa, a ideia é manter os colaboradores atualizados das constantes mudanças no mercado. Por isso, essa prática também auxilia na adaptação e na flexibilidade das equipes.
Com as constantes atualizações, os times conseguem estar aptos para lidar com as mudanças permanentes que fazem parte do dia a dia do ambiente corporativo. E essa é uma habilidade essencial para uma performance mais assertiva.
Para investir em desenvolvimento contínuo é preciso contar com uma plataforma de educação corporativa que seja dinâmica e que tenha todas as ferramentas necessárias para tornar essa experiência mais completa. A Konviva oferece a solução completa para empresas que buscam o aprimoramento constante das equipes, e, assim, alcançar melhores resultados. Entre em contato com a gente e saiba mais!