Cuidados ao desenvolver sua Universidade corporativa
31 de março de 2022
Um ambiente em que os colaboradores possam usar para desenvolver suas habilidades e aptidões, realizar troca de conhecimentos e adquirirem mais conhecimento, esse é o objetivo de uma Universidade Corporativa.
Cada dia mais utilizada pelas grandes empresas, o modelo vem ganhando força como um complemento ao ensino aplicado de forma tradicional.
Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) comprova o atual crescimento e investimento por parte das empresas. Segundo o levantamento, as organizações brasileiras destinam cerca de 10% da sua folha de pagamento para investimento em Treinamento e Desenvolvimento (T&D) anualmente.
A criação de Universidade Corporativa tem como base levar o conhecimento necessário e acelerar o desenvolvimento profissional dos colaboradores de modo dinâmico e estratégico. Sendo assim, alguns passos são necessários para o sucesso da implantação.
Veja abaixo tudo o que é preciso saber.
Vantagens da Universidade corporativa
Trabalhar com propósito e por uma causa tem movimentado cada vez mais os trabalhadores, principalmente quando falamos do público jovem.
Agregar valor às carreiras e ainda engajar os colaboradores com a missão e visão da empresa pode ser entendido como um dos primeiros benefícios da universidade corporativa.
Investir na capacitação profissional com foco no desenvolvimento de conhecimentos traz resultados positivos tanto para o colaborador, que aprimora suas habilidades e as levará por toda a sua carreira bem como para a empresa que colherá os frutos de um profissional melhor capacitado e com entregas mais consistentes.
Aprender novas aptidões é outra grande vantagem apresentada pela plataforma. Propor melhorias nesses processos demonstra o interesse da empresa em amplificar e disseminar conhecimento entre todos.
Conseguir formar líderes e gestores com habilidades para entenderem as reais necessidades dos colaboradores e da empresa também está dentro das vantagens da implementação.
Desenvolver profissionais que já fazem parte do seu time para assumir novos cargos pode contribuir para a redução de custo, haja visto que contratar pessoas de fora da corporação é mais oneroso.
Seu time mais produtivo
Ao colocar a Universidade Corporativa em ação a empresa contribui para que o time se torne mais capacitado e produtivo, aumentando assim as entregas bem como a qualidade do trabalho.
Os colaboradores tendem a ficar mais felizes ao perceberem que a organização está investindo no seu desenvolvimento. Profissionais satisfeitos são mais produtivos e criativos.
Permitir que toda essa carga de conhecimento disponível na plataforma possa ser acessada de onde o colaborador quiser, dentro do seu tempo, é um benefício que merece ser destacado.
Passo a passo
Para começar a montar o programa da Universidade corporativa é preciso seguir algumas etapas importantes de modo estratégico.
Levantamento das necessidades da empresa. Entender o que a sua empresa precisa, quais são as reais necessidades e lacunas apresentadas pelos colaboradores e o que se espera de cada um dentro de determinado cargo e função é o ponto inicial dentro dessa jornada. O levantamento deve ser realizado em conjunto com os gestores de Rh e Treinamento e Desenvolvimento bem como com os líderes das áreas. Essa etapa é importante pois cada profissional tem o conhecimento necessário dentro do seu time para identificar o que deve ser aprimorado.
Escolha dos cursos. Com o LNT pronto é chegada a hora de selecionar os cursos que mais se encaixam nas necessidades levantadas. É nesse momento que a empresa definirá quais são as principais estratégias a serem traçadas e desenvolvidas para que o planejamento comece a ser posto em ação. Definir quais serão os cursos e as capacitações é ponto fundamental para o sucesso do projeto. Assuntos que sejam importantes para a empresa, mas também que despertem o interesse dos usuários.
Definindo funções. Contar com uma liderança para dar andamento ao projeto permitirá que as atividades sejam direcionadas além do cumprimento dos prazos e definição dos próximos passos.
Avaliação dos custos. Como todo projeto robusto a implementação da Universidade corporativa precisará do apoio da diretoria para ser colocado em ação. É necessário avaliar quais serão os custos financeiros e os impactos na operação.
Escolha da plataforma. Nesse momento é importante contar com uma plataforma tecnológica de ponta para oferecer a melhor experiência de aprendizagem para seus colaboradores. Um ambiente intuitivo e de fácil acesso, com todas as funcionalidades de gamificação e responsiva, para ser acessada de onde o usuário quiser. A Konviva possui a melhor plataforma LMS do mercado e conta com ambientes personalizáveis, relatórios individuais de desempenho além de todo o suporte técnico que uma Universidade Corporativa precisa ter.
Avaliações. Após a implantação do projeto e com os usuários fazendo uso dos cursos e capacitações é chegado o momento de a gestão avaliar os resultados obtidos. Colha relatórios de desempenho dentro da plataforma da Konviva, analise se os resultados foram alcançados, forneça os feedbacks necessários e reavalie as estratégias utilizadas até o momento. É fundamental fazer os ajustes necessários para o pleno êxito do empreendimento.
Invista no seu time e mantenha seus colaboradores constantemente capacitados e operando em alta performance.
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