Baixa performance é um problema enfrentado por grande parte das empresas. Elevar a produtividade dos colaboradores e do time como um todo é um dos maiores desafios dos líderes e gestores.
Os prejuízos causados pela baixa produtividade vão desde atrasos nas entregas dos trabalhos até mesmo a imagem da empresa perante o mercado.
Equipes mais produtivas entregam melhores resultados utilizando menos recursos financeiros e de tempo.
Baixa produtividade
Diversos são os motivos para um indivíduo ou equipe não performar na sua capacidade máxima e é extremamente importante que as companhias observem o que podem fazer para que isso não atinja os seus colaboradores.

Veja abaixo as principais causas e como as empresas podem evitá-las na sua equipe:
Desmotivação
Colaboradores desmotivados não produzem conforme o esperado. Os gestores devem, em conjunto com o setor de recursos humanos, realizar um diagnóstico e entender quais são os motivos, que podem ser desde insatisfação salarial, desentendimento com colegas, passando por incompatibilidade com as funções e atividades, até mesmo distrações com redes sociais e problemas pessoais.
Conheça seu colaborador e esteja aberto a entender o que tem causado tais desmotivações. Cabe à empresa traçar uma estratégia juntamente com o colaborador para sanar tais obstáculos.
Comunicação interna
A falta de clareza no momento de repassar as atividades, bem como o modo como os gestores se comunicam com seus liderados, que por vezes se dá de maneira rude, é outro fator para que o colaborador tenha uma baixa performance.
A empresa deve investir em treinamento para que a comunicação aconteça de forma fluida e clara.
Excesso de trabalho
Monitore as horas de trabalho que estão sendo dedicadas para a execução das atividades. Horas excessivas não necessariamente querem dizer uma alta produtividade.
Grande volume de trabalho para que poucos colaboradores realizem gera desgaste físico e emocional na equipe e deve ser observado atentamente pelos líderes. Caso isso esteja ocorrendo na sua empresa é hora de rever o quadro de colaboradores bem como se cada um está sendo bem aproveitado na função que vem executando.
Falta de metas claras
O estabelecimento de metas está relacionado diretamente com a produtividade. Tais metas fazem com que a equipe se comprometa a alcançá-las.
Um ponto de atenção ao estabelecer é entender se elas são atingíveis e quando realizadas devem ser recompensadas e os esforços reconhecidos.
Falta de treinamento adequado
Outra possível causa da baixa produtividade é a falta de treinamento adequado. Cabe à empresa oferecer as ferramentas para que o colaborador possa exercer a sua função de modo mais efetivo.
Os treinamentos online são excelentes para gerar engajamento e motivar a sua equipe. A plataforma Konviva oferece uma interface personalizada em um ambiente interativo, com fácil acesso e usabilidade. Uma experiência de aprendizagem completa com foco em resultados .
Engaje sua equipe através de treinamentos personalizados, com funcionalidades de gamificação tornando o aprendizado mais leve e eficiente.
Monitorando os resultados
Após identificar todos os pontos que podem levar a uma baixa performance da sua equipe, se reúna com os gestores de treinamento e desenvolvimento, faça um Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT) e desenvolva as capacitações para obter o melhor da sua equipe.
É fundamental que a empresa monitore os resultados obtidos através dos treinamentos, seja na plataforma com as avaliações, rankings e funcionalidades de gamificação ou ainda no dia a dia com a melhora de resultados.
Escolha a melhor plataforma LMS, converse com nosso time e veja todas as soluções que a Konviva pode oferecer para elevar a produtividade do seu time.