Escolha de uma plataforma LMS: 5 pontos de atenção para tomar a decisão correta

Com tantas opções de plataforma de aprendizado no mercado, escolher a solução ideal para a sua empresa é um verdadeiro desafio. Cada plataforma apresenta recursos e funcionalidades diferentes, e é preciso estabelecer um processo de escolha específico para garantir que a ferramenta escolhida seja a mais compatível com as necessidades da empresa.

Para te ajudar nesse processo, preparamos algumas dicas essenciais que podem guiar a sua busca pela plataforma LMS ideal. Confira!

O que levar em conta durante o processo de escolha? 

1 – Determine os seus objetivos e expectativas 

Assim como qualquer tomada de decisão, a escolha da plataforma de aprendizagem ideal deve levar em conta quais são as necessidades e expectativas quanto à essa ferramenta e os resultados esperados com a sua implementação. Por essa razão, tenha bem esclarecidas quais as principais metas e expectativas quanto à sua estratégia de Treinamento e Desenvolvimento.

Para isso, a equipe precisa saber quais são as competências ou habilidades que precisam ser passadas através da plataforma, como será a sua utilização, o público-alvo, a frequência, etc. Todos esses aspectos têm uma conexão direta com a solução a ser escolhida e devem fazer parte dos seus critérios de pesquisa. É importante que a plataforma LMS atenda a todos os seus critérios de treinamento e também às necessidades dos colaboradores.

2 – Levantamento de necessidades atuais e futuras 

Essas informações são essenciais para conduzir o seu processo de tomada de decisão por uma plataforma ideal. Conhecido como Levantamento de Necessidades de Treinamento – LNT, essa análise ajuda a empresa a identificar quais são os conhecimentos e competências que devem ser trabalhadas na sua estratégia de treinamento.

Mais inteligente que presumir que todos os colaboradores precisam realizar todos os treinamentos, realizar esse levantamento garante um investimento mais assertivo e específico. Também é necessário levar em conta não só quais são as necessidades atuais, mas também as competências que serão necessárias no futuro, para os planos de crescimento e expansão da empresa.

3 – Avaliar a capacidade de entrega do fornecedor 

O processo de escolha da plataforma ideal é uma etapa a ser encarada com muita seriedade pelos responsáveis, pois muitas vezes uma solução que pareça atraente ou econômica pode não ser a melhor opção para a empresa. É necessário contar com uma empresa especialista no ramo, robusta, e que possa entregar um serviço de qualidade.

Analise o histórico, cases de sucesso e o posicionamento da empresa no mercado, para garantir que, caso as necessidades da sua estratégia aumentem ou se modifiquem, a empresa parceira tenha capacidade de atender todas as demandas.

4 – Segurança da informação 

Mesmo antes da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, a segurança das informações armazenadas nas plataformas de ensino (e em qualquer outro software) já era uma grande preocupação. Com a vigência da nova lei, essa preocupação ganhou uma nova dimensão, pois as empresas que armazenam e manipulam dados de terceiros estão sujeitas a multas e sanções caso haja vazamento ou utilização incorreta desses dados.

Por essa razão, é importante contar com uma empresa prestadora capaz de garantir a segurança e a integridade dos dados armazenados nessas plataformas, evitando o vazamento de dados, acessos indevidos, bloqueio de atividades suspeitas, ou qualquer fator que possa comprometer a sua estratégia de treinamento e desenvolvimento. Verifique todos os recursos de segurança oferecidos pela plataforma LMS para que não haja problemas futuros.

5 – Personalização e Flexibilidade 

A flexibilidade e a capacidade de personalização da sua plataforma são aspectos fundamentais a serem considerados em uma solução LMS. Embora todas as plataformas apresentem diversas funcionalidades nativas, é importante contar com uma ferramenta adaptável que consiga se adequar a todas as necessidades da sua empresa.

A capacidade de personalização vai muito além das mudanças na interface da plataforma: é preciso levar em conta se essas mudanças podem ser realizadas com facilidade, se é necessário conhecimento técnico específico, como essas mudanças podem ser feitas, etc. 

Existem plataformas que necessitam de conhecimentos em programação, mas também existem soluções que são de fácil manuseio e personalização. Conheça toda a capacidade e limites das plataformas que estão sendo pesquisadas.

Você está buscando uma solução em LMS ideal para a sua empresa? Entre em contato conosco e descubra todas as vantagens que a Konviva pode trazer para o seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code