Plataforma LXP Vs. LMS: Quais são as principais diferenças?


O cenário do  treinamento corporativo tem se transformado bastante nos últimos anos, e os processos de aprendizagem vêm sofrendo grande influência do avanço da tecnologia. Diversas novas metodologias passaram a ser implantadas dentro das empresas, como a gamificação, microlearning, blended learning, entre outras. 

Foi nessa realidade que surgiram as plataformas de ensino, como a LMS (Learning Management System) e a LXP (Learning Experience Platform). Preparamos esse artigo para te explicar como cada uma delas funciona e as principais diferenças entre elas. Boa leitura!

LMS – Sistema de Gestão de Aprendizagem

Learning Management System, em uma tradução livre, significa Sistema de Gestão de Aprendizagem, e é principalmente isso que ela oferece: uma plataforma completa de educação on-line. Os LMS transformaram o ensino a distância, permitindo uma total personalização e administração dos recursos de educação on-line. Através dele, o aluno tem total controle das suas atividades e do seu aprendizado.

Essa plataforma disponibiliza conteúdos que podem ser acessados a qualquer hora e local, garantindo uma maior autonomia por parte do aluno. A aprendizagem dentro de um LMS é muito dinâmica e eficiente, trazendo muitos benefícios para o aluno e para a empresa. Uma das principais vantagens está na redução de custos, uma vez que não é necessário deslocamento e disponibilização de espaço para que o curso ou treinamento aconteça.

LXP – Plataforma de Experiência de Aprendizagem

Baseado na estrutura de aprendizado do LMS, o sistema de aprendizagem on-line Learning Experience Platform ou apenas LXP, possui todas as vantagens do sistema anterior, porém com alguns benefícios extras. O conteúdo dentro da plataforma também pode ser personalizado, as suas funcionalidades e navegação são ainda mais intuitivas, e ele permite uma maior interação.

O principal objetivo do LXP é garantir que o usuário tenha uma experiência diferenciada na sua jornada de aprendizagem, priorizando as suas expectativas e necessidades. Com uma maior autonomia, os usuários podem acrescentar conteúdos próprios, personalizar os existentes, escolher um caminho de estudos mais compatível com as suas necessidades, e muito mais.

Diferentemente do modelo tradicional, onde o conteúdo é disponibilizado e consumido pelo aluno, através do LXP a aprendizagem ganha uma nova dimensão de experiência. O próprio aluno se torna figura ativa desse processo, podendo inverter os papéis e participar do processo de aprendizagem de outros alunos.

Essa modalidade garante um maior empenho e participação dos usuários, aumentando também o desempenho durante o treinamento ou curso. Quanto mais interação, maior será a personalização dos conteúdos da plataforma.

Contudo, o seu conteúdo é mutável, se moldando de acordo com a interação do usuário, dessa forma fica impossível realizar um controle estrito da aprendizagem e do desempenho dos participantes.

Principais diferenças entre LXP e LMS 

Apesar de partirem de um mesmo princípio, esses dois tipos de plataformas apresentam algumas diferenças essenciais, como veremos a seguir:

Controle de conteúdos 

Em plataformas LMS o controle do conteúdo fica nas mãos de quem o disponibiliza, como a empresa, os gestores ou o RH. Já no caso do LXP, o próprio estudante também faz parte desse processo, personalizado o seu treinamento. O conteúdo é construído em conjunto e garante uma maior dinâmica de troca de conhecimento.

Dentro da plataforma LMS a empresa consegue disponibilizar especificamente os conteúdos necessários para o treinamento, permitindo um controle centralizado do aprendizado, a emissão de relatórios e certificados

Para quem busca disponibilizar conteúdos mais fechados, as plataformas LMS são uma excelente  alternativa, principalmente para quem busca garantir capacitações regulatórias, certificações e avaliação dos funcionários.

Tempo de elaboração

Com uma experiência mais colaborativa, a plataforma LXP garante uma maior agilidade na elaboração do conteúdo, afinal todo o processo de seleção, correção e atualização, quando feito apenas pelos gestores e responsáveis, é mais burocrático. Porém, com o pouco controle de conteúdo, fica impossível acompanhar o treinamento.

Embora leve um pouco mais de tempo para ser elaborado, o treinamento na plataforma LMS permite que a empresa tenha um controle maior da trilha de aprendizagem. Essa plataforma consegue transmitir os conteúdos específicos necessários para a capacitação dos colaboradores, além de permitir um acompanhamento do desempenho e dos resultados do treinamento.

Interação

Com uma dinâmica mais próxima à que os estudantes estão acostumados a realizar no ambiente web, o LXP é baseado na interação dos usuários. Seus conceitos de personalização são baseados em plataformas de entretenimento, como o Spotify e a Netflix, trazendo uma experiência otimizada.

Embora permita um conteúdo mais restrito e específico, a plataforma LMS também possibilita uma grande interação entre os usuários, sendo uma grande vantagem para times com grande quantidade de pessoas.

Engajamento 

A plataforma LMS possibilita grande interação dos usuários, além de um maior controle de desempenho por parte da empresa. Já na plataforma LXP, o principal foco é proporcionar uma experiência única e diferenciada para todos os usuários, buscando transformar a aprendizagem em um processo mais acessível e dinâmico. 

Porém, como ainda é uma plataforma recente com conteúdo altamente mutável, ela pode não entregar os resultados que a empresa espera, exigindo que o colaborador cumpra com apenas algumas trilhas obrigatórias. Já a plataforma LMS garante que todos os conteúdos necessários sejam efetivamente aplicados e controlados pela empresa.

Como vimos, ambas as ferramentas são muito úteis e funcionais, devendo ser escolhidas de acordo com as necessidades e objetivos do treinamento, capacitação ou curso a ser oferecido. Todos esses aspectos referentes ao treinamento corporativo podem parecer muito complexos, mas a Konviva pode te ajudar! Entre em contato conosco e descubra todos os benefícios da nossa plataforma multiexperiência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code