LXP e LMS: quais as diferenças e como escolher
4 de setembro de 2024
Investir em educação corporativa é investir no crescimento de uma organização. Isso porque, com o avanço das tecnologias e as mudanças constantes no mercado de trabalho, capacitação, treinamento e desenvolvimento são palavras-chave para as empresas que querem se destacar. Nesse sentido, a melhor escolha é investir em plataformas de LMS e LXP.
Nesse artigo você vai entender as diferenças entre esses dois tipos de sistemas de gestão de aprendizagem, quais as vantagens de cada um deles e como escolher a opção mais assertiva.
O que é um LXP e um LMS?
Antes de mergulharmos nas funcionalidades de uma plataforma LXP ou do LMS, é preciso entender o que exatamente significa essas siglas e o que elas indicam dentro do universo da educação corporativa.
O que é um LXP?
Em inglês, LXP significa Learning Experience Platform e indica uma plataforma de gestão de aprendizagem centrada na experiência do usuário, ou seja, do aluno. Nesse sistema, o processo de ensino e capacitação fica mais flexível e customizável, para colocar o aluno no centro da experiência.
O que é LMS?
Já as letras LMS significam, em inglês, Learning Management System e indicam um software de ensino e capacitação. Ao contrário do LXP, o LMS tradicional se concentra em oferecer conteúdos educacionais a partir da demanda de quem oferta o curso ou capacitação. O foco está na instituição e no processo de aprendizagem.
Benefícios de um LXP
O LXP permite uma série de benefícios que vão tornar a experiência educacional mais interessante para o usuário. Entre esses benefícios, podemos destacar:
Personalização: com uma plataforma muito mais responsiva, que se adapta às necessidades do aluno, o processo de customização é mais efetivo. Ou seja, desde o conteúdo oferecido, até o tipo de trilha de aprendizagem disponível passam por personalização. O que significa que cada aluno vai ter um processo voltado para as suas necessidades. Nesse sentido, o LXP conta com um recurso chamado aprendizagem preditiva que vai identificar quais pontos precisam de mais atenção e mais aprimoramento.
Experiência intuitiva: com a personalização, a interface também fica mais intuitiva e a navegação do aluno também fica muito mais dinâmica. Outro ponto que merece destaque é que, com isso, o aprendizado acontece de forma contínua e flexível, acompanhando o desenvolvimento de cada usuário.
Aprendizagem social: os usuários que contam com acesso ao sistema LXP têm a possibilidade de compartilhar suas experiências com outros alunos. Ainda que a experiência possa ser muito personalizada para cada um, a plataforma também permite criar projetos e missões em conjunto. Isso permite a formação de equipes e times com missões específicas e trilhas para desenvolver trabalhos coletivos.
Benefícios de um LMS
O LMS conta com muitos benefícios entre as suas funcionalidades. Entre eles, vale destacar:
Mobilidade: permite o acesso aos cursos em qualquer lugar e a qualquer momento. Ou seja, é uma plataforma que privilegia a mobilidade e a experiência do usuário. Além disso, também permite personalizar a interface, sendo possível incluir a identidade visual da empresa ou instituição.
Economia de gastos: diminui investimento em infraestrutura para cursos presenciais, também evita gastos com impressão de materiais físicos e com deslocamento de colaboradores. Além disso, os custos com processo seletivo são mais bem aproveitados, pois as taxas de turnover diminuem, uma vez que as equipes estão mais engajadas.
Rastreamento de progresso: monitora o desenvolvimento dos alunos em tempo real, fornecendo relatórios detalhados sobre o desempenho e a efetividade dos cursos.
Como funciona um LMS?
A plataforma LMS funciona como um software. O programa permite que o usuário siga trilhas de conteúdo com diferentes objetivos. Além disso, o sistema também permite a inclusão de materiais diversos, como vídeos e PDFs.
O LMS possibilita explorar recursos de Micro Learning e Mobile Learning. Essas duas modalidades de educação corporativa permitem experiências muito interessantes para os alunos.
O Micro learning trabalha com micro lições e pequenas trilhas de aprendizagem que não demandam muito tempo para serem concluídas. São pílulas de conhecimento espaçadas ao longo do dia ou da semana para otimizar o dia a dia do colaborador.
O Mobile Learning possibilita que o conteúdo seja acessado em diferentes suportes: smartphone, tablet ou desktop. Assim, o usuário pode decidir qual o melhor momento e o melhor lugar para se dedicar ao processo educacional.
Como funciona um LXP?
O LXP funciona também como um programa, um software. Suas ferramentas vão privilegiar uma curadoria de conteúdo voltada aos interesses e necessidades do aluno. Por isso, cada colaborador pode fazer a mesma capacitação de jeitos muito diferentes.
Além disso, caso um colaborador tenha que ter mais um tipo específico de conteúdo, a plataforma oferece essa assistência em tempo real.
No LXP, a gamificação também é mais personalizada e as recompensas também acompanham essa customização.
Qual a diferença de LXP e LMS?
Depois de acompanhar e entender os benefícios de cada plataforma, é hora de compreender as principais diferenças entre o sistema LXP e o LMS.
Enquanto um LMS é centrado na administração do aprendizado (gerenciamento de cursos, acompanhamento de progresso), uma LXP é centrada na experiência do aluno (personalização, recomendação de conteúdo).
Outro ponto que reflete a personalização oferecida por cada tipo de plataforma diz respeito à mobilidade do conteúdo. A plataforma LXP permite um maior grau de liberdade para os usuários escolherem o que aprender, enquanto os LMS são geralmente mais estruturados.
Como escolher entre um LXP ou LMS?
Para responder a essa pergunta é preciso levar em consideração as necessidades de cada empresa. Organizações que precisam de mais estrutura e mais padronização, podem conseguir ótimos resultados com sistemas LMS.
Já os empreendimentos que privilegiam um pouco mais a liberdade e a independência de seus colaboradores, podem ficar muito satisfeitos com toda a personalização e customização que o LXP oferece.
Para escolher entre LXP e LMS é preciso saber quais são os objetivos, tipos de capacitação e treinamento que os colaboradores precisam. Além de ser muito importante conhecer as opções que estão disponíveis no mercado.
LMS ou LXP: qual a melhor ferramenta?
Definir entre LMS e LXP para escolher o melhor sistema de gestão de e-learning é uma tarefa complexa… para quem não conhece a Konviva!
A Konviva é LMS com atributos de um LXP na mesma plataforma!Conecte-se à Konviva e descubra como ela atende todas as necessidades em capacitação, desde a gestão, até a experiência do usuário.