Konviva

Konviva
Edit Template

Entenda o que é o microlearning e sua importância na atualidade

12 de janeiro de 2023

Você sabe o que é microlearning?

Muitos trabalhadores estão atualmente passando por mudanças significativas em suas profissões. Fato é que, além de seus deveres e responsabilidades exteriores, os indivíduos também são aprendizes permanentes.

É inegável que grande parte dos profissionais nos dias de hoje, estão lidando com uma abundância de conhecimento, um Tsunami Digital e, o mais importante, uma quantidade cada vez menor de tempo. 

Por essa razão, é essencial ter em mente a ideia do microlearning. Isso se você quiser se beneficiar de todas as possibilidades que esse modelo de aprendizado apresenta.

Com o microlearning é possível entender que podemos continuamente aprender coisas novas ao longo de nossas vidas, de forma prática e eficiente.

Continue lendo para saber mais sobre essa ideia e como ela funciona.

Microlearning: o que realmente é?

O microlearning é uma estratégia de aprendizagem online que oferece pequenas doses de conhecimento. 

A tradução da palavra, micro (pouco, reduzido) aprendizado, transmite muito sobre o que significa. Ou seja, é uma técnica de ensino na qual o conhecimento é transmitido de forma objetiva, a fim de esclarecer alguma dúvida rápida e pontual.

Outra vantagem é a  linguagem direta das aulas e  com a possibilidade de utilização de diversos recursos multimídia que facilitam a absorção do assunto pelos alunos.Esse modelo normalmente é oferecido por meio de videoaulas e plataformas de aprendizagem devido ao seu caráter diferenciado.

Mas qual a finalidade do microlearning?

O microlearning visa comunicar um material complicado de maneiras mais objetivas e por meio de breves experiências de aprendizado.

Essa estratégia ajuda os alunos a aprender e contribui para sua compreensão, apresentando o material em doses menores. Afinal, os temas são definidos e estruturados de forma mais restrita, exigindo menos tempo dos profissionais.

É um sistema mais adaptável e centrado no aluno que restringe o acesso apenas aos materiais mais importantes que os profissionais devem estudar. Uma aula típica, por exemplo, pode levar algumas horas e cobrir uma variedade de tópicos. Este curso pode ser dividido em partes gerenciáveis para microlearning. Ou seja, o aluno pode fragmentar o conhecimento ao consumi-lo em partes menores. Isso favorece o processo de aprendizagem porque a retenção do conhecimento torna-se maior e mais focada.

Como os profissionais já possuem uma agenda lotada de tarefas, essa abordagem torna-se mais eficaz e um ótimo instrumento para o alcance de bons resultados na educação corporativa. Trabalhar com as necessidades únicas de cada aluno melhora os resultados e promove o engajamento. Além de uma série de outras vantagens.

Quais as vantagens do microlearning?

Tendo em conta que o microlearning é uma ferramenta para maximizar o tempo, tanto para o negócio que o oferece como para a pessoa que o utiliza, confira algumas vantagens que o microlearning pode oferecer para ambas as partes.

Para a empresa

Aumento na produtividade

O funcionário pode dedicar mais tempo ao negócio e colocar em prática o que aprendeu, pois o microlearning leva menos tempo dele para assimilar o material.

Preço acessível

Seu desenvolvimento é mais acessível, pois é um instrumento mais assertivo que tem foco em um assunto específico dentro de um contexto. Além disso, o microlearning frequentemente substitui a instrução presencial usando tecnologia, economizando dinheiro seja da empresa ou do colaborador.

Atualização simples

Eventualmente pode acontecer de um determinado curso, ao longo do tempo, precisar de ajustes ou atualizações. Como o microlearning possui o tema dividido em tópicos menores, a atualização de um conteúdo pode ser realizada pontualmente, sem afetar todo o seu conteúdo.

Para o colaborador

Acessível

O microlearning normalmente lida com conteúdo que é mais rápido e simples de acessar. Tem por objetivo reforçar o conhecimento sobre algo específico de forma simples e breve ou

sanando gaps de aprendizagem pontuais.

Prático

Como oferece treinamentos e cursos breves, cada vídeo que um funcionário assiste deve levar de dois a cinco minutos para ser concluído.

Favorável ao aprendizado do colaborador

Aborda determinados temas a fim de atender às necessidades imediatas de aprendizagem do funcionário.

Conclusão

Em outras palavras, o microlearning é uma estratégia de aprendizagem social onde o assunto de estudo é apresentado em linguagem direta e é abordado em um período de tempo mais curto, resultando em uma experiência de aprendizagem mais direta e ativa.

O principal objetivo do microlearning é ser uma ferramenta de suporte ao processo de

aprendizagem.Isso se deve ao fato de que faz mais sentido oferecer cursos rápidos em vídeo do que incentivar encontros presenciais rápidos em instituições de ensino.

Se você trabalha com recursos humanos, provavelmente está ciente de como é crucial manter-se atualizado com a gestão do conhecimento e as tendências de negócios. Uma ferramenta que vem ganhando aceitação e apoio é o microlearning. Uma das vantagens de utilizar microlearning é o aumento do engajamento dos colaboradores com o conteúdo.

Outro benefício é a aplicação imediata, interferindo na performance do time.

No entanto, sabemos que aprimorar e garantir a qualidade desses processos pode ser bastante difícil. Investir em autoconhecimento dentro de sua organização garante excelentes retornos na qualidade de vida e melhor perfomance para quem o utiliza.

Gostou deste artigo? Acompanhe outros temas no blog da Konviva.

Compartilhe: