Konviva

Konviva
Edit Template

Pessoas, processos e tecnologia: a tríade da eficiência empresarial

2 de julho de 2024

Como conseguir melhores resultados com organização e otimização de recursos? Essa é a pergunta que move muitos gestores e a resposta para ela não é única, é na verdade uma tríade que envolve três pontos principais: pessoas, processos e tecnologia. Conhecida pela sigla PPT, esses três pontos são a base para o sucesso das organizações. Nesse artigo você vai entender como cada um desses elementos e a articulação entre eles pode ajudar a sua equipe a conseguir resultados melhores. 

O primeiro passo para entender a eficiência do conjunto pessoas, processos e tecnologia é compreender que essa tríade significa aprimoramento contínuo. A ideia é que o PPT colabore para otimizar os fluxos dentro do negócio e que seu funcionamento seja constantemente atualizado. Por isso, investir na implementação dessa visão de negócio é também apostar em uma gestão muito próxima de todas as etapas da organização. 

Pessoas 

Uma vez compreendida a importância da melhoria contínua, vamos compreender cada um dos elementos dessa tríade que envolve pessoas, processo e tecnologia. Para começar, vamos nos concentrar na parte que representa o ativo mais relevante de uma organização: as pessoas. 

As pessoas, os colaboradores de uma organização, são a base da estrutura. São elas que fazem o negócio girar, afinal, cada um cumpre uma função dentro do empreendimento e realiza uma parte importante das demandas. Uma equipe qualificada é essencial para realizar um trabalho com excelência. E, além disso, uma equipe qualificada, que passa por constantes atualizações e treinamentos, que se sente motivada e engajada com o propósito da empresa, consegue realizar o seu trabalho ainda melhor. 

Processos

Com isso em mente, vamos ao segundo ponto da tríade PPT: os processos. Os fluxos de uma organização determinam tudo: desde o tempo que uma tarefa pode ser cumprida, até quem serão as partes responsáveis pela sua execução. Portanto, processos claros e bem delimitados são essenciais para o bom funcionamento de uma empresa.

É nos processos que é possível ver se existe algum gargalo, se é possível reduzir alguma etapa ou se é preciso ampliar o caminho de alguma tarefa. Por esse motivo, acompanhar esse ponto é tão importante e estratégico. 

Tecnologia

E para tanto chegamos ao nosso terceiro ponto da tríade:  pessoas, processos e tecnologia. A tecnologia é o meio de otimizar o trabalho e melhorar os fluxos dentro de uma organização, É, portanto, o componente fundamental para o aprimoramento de todo o empreendimento. Quer entender como? 

Através da tecnologia, é possível investir na educação corporativa dos colaboradores e, assim, garantir constante atualização. Através de softwares especializados, é possível qualificar mais as equipes, aumentando a qualidade das entregas e o engajamento com a empresa. 

O aprimoramento técnico também é essencial para melhorar os processos dentro da organização. Com o uso de ferramentas específicas, como softwares de organização e fluxo de informações, é possível garantir que uma demanda seja resolvida com mais eficiência, em menos tempo. 

A tríade pessoas, processos e tecnologia mostra como a articulação entre colaboradores, fluxo de trabalho e melhoramento contínuo, principalmente através da educação corporativa, é essencial para reduzir custos. Uma empresa com times atualizados e motivados, com fluxos claros e processos bem delimitados, usando a tecnologia para crescer, consegue otimizar resultados. 
Para saber mais sobre educação corporativa conheça o nosso blog e acompanhe os nossos conteúdos.

Compartilhe:
WhatsApp Icon

Olá! Preencha os campos para iniciar
a conversa no WhatsApp