O futuro dos treinamentos corporativos

Para que a sua estratégia possa contar com o que há de melhor, é preciso acompanhar o que há de novo no mundo dos  treinamentos corporativos  e as principais tendências que acompanham esse ramo. O novo normal estabelecido pela realidade vivenciada em todo o mundo, trouxe consigo novas formas, como o ensino remoto, para otimizar os treinamentos da sua empresa.

Ainda que estejamos em um período de adaptação, a recente pandemia nos mostrou que tanto o local de trabalho, quanto os  treinamentos corporativos  podem ser repensados. O que era apenas uma saída temporária, se tornou uma solução eficiente e prática para as empresas, que adotaram a modalidade remota como parte da sua estratégia.

Com isso, também surgiram formas mais eficientes para aplicar treinamentos e capacitação de colaboradores, que se atualizam dia após dia. O  treinamento remoto   é mais do que um conteúdo que pode ser consumido remotamente: ele deve ser pensado e elaborado de forma estratégica para alcançar os alunos remotos e atingir os objetivos da empresa.

Principais tendências nos treinamentos corporativos 

Elearning  

Essa foi a principal mudança nos  treinamentos corporativos  e ela veio para ficar. Com a necessidade do trabalho remoto, também se fez vital que os treinamentos se enquadrem nessa modalidade, trazendo esses conteúdos para o meio digital. Por meio do  eLearning  é possível trazer diversos recursos para integrar uma estratégia mais completa.

Para que essa metodologia seja eficiente, é necessário contar com uma plataforma LMS (Learning Management System) que se adeque às necessidades da empresa. Por meio dela é feita a divulgação, gerenciar os conteúdos e extrair relatórios de desempenho. Saiba o que é um LMS.

Phygital 

O Phydigital nada mais é do que a junção de recursos físicos e digitais, que já é muito presente na nossa rotina, como no GPS, por exemplo. Por meio dele, podemos proporcionar uma experiência completa de aprendizagem, com mais dinâmica e interação, integrando os ambientes on-line e offline. 

Por conta do avanço tecnológico e com o aumento do trabalho remoto, surgiu a necessidade de encontrar formas de aliar conteúdos na modalidade EAD com as ferramentas físicas. O objetivo do Phygital é entregar um processo de aprendizado mais completo e eficiente para a empresa e o colaborador.

Protagonismo do aprendizado e Personalização 

Com as mudanças trazidas pela nova realidade, o colaborador deixou de ser um mero receptor do conhecimento e se tornou um agente ativo no seu processo de ensino. A tendência é de que o aluno seja sempre colocado como um protagonista da sua própria aprendizagem, e não somente um receptor dos conteúdos aplicados.

Outro fator importante é a personalização dos treinamentos, trazendo mais contexto e o adequando para a realidade do seu público alvo.

Gamificação 

Trazer treinamentos mais dinâmicos pode ser a chave para atrair mais interesse e aumentar o desempenho dos participantes. A gamificação agrega um caráter lúdico e criativo, trazendo o conceito dos jogos para os seus treinamentos. A presença de desafios, rankings, pontuações e outros elementos, pode aumentar o interesse dos colaboradores e otimizar o processo de aprendizagem.

 Utilização do celular  

O que antes já foi considerado um artigo proibido, agora é uma ferramenta valiosa na jornada de aprendizado dos colaboradores. A utilização do celular nos treinamentos é uma tendência crescente no ramo, trazendo uma maior acessibilidade para os conteúdos aplicados, e garantindo que o colaborador consiga acessar esse material de qualquer lugar.

Contudo, é importante lembrar que existem no mercado dois tipos de site: o responsivo e o mobile. No primeiro modelo, o site se adapta à tela do dispositivo que está sendo utilizado, seja um computador ou smartphone. Na versão mobile, o site é construído exclusivamente para esse tipo de dispositivo. A Konviva oferece as duas modalidades, de acordo com os seus objetivos e as necessidades da sua empresa. 

Com relação à experiência, os aplicativos nativos costumam proporcionar uma vivência mais completa aos usuários, com uma interface que se adapta a qualquer dispositivo. Dessa forma o aluno consegue continuar o treinamento pelo celular, tablet ou computador, otimizando ainda mais o seu processo de aprendizado.

Microlearning  

Essa estratégia surgiu como forma de tornar os treinamentos mais dinâmicos e interessantes, adequando os conteúdos aplicados em módulos menores e mais eficientes. Mais do que transmitir os conteúdos propostos, essa metodologia também ajuda a estabelecer um suporte para a aplicação desse conhecimento no decorrer da rotina do colaborador.

Realidade virtual  

Pudemos observar no último ano como a tecnologia se mostrou uma valiosa ferramenta na  educação corporativa , não só trazendo solução para os momentos de crise, mas também como forma de otimizar o ensino dos colaboradores. Uma das maiores tendências para o setor é a utilização da realidade virtual para realizar simulações e imergir o colaborador na sua própria aprendizagem.

A realidade virtual pode ser usada na aplicação de treinamentos técnicos que podem apresentar algum risco na modalidade presencial, como treinamentos de segurança do trabalho, manuseio de máquinas e de processo de produção. Também é aplicada para simular situações visando o Compliance da empresa, ajudando a estabelecer boas práticas e identificar atitudes éticas.

Relacionados:

A importância de conhecer novas tendências  

Em um mercado tão competitivo, manter-se atualizado das novidades e tendências em aprendizagem corporativa é uma estratégia inteligente que pode garantir um melhor posicionamento perante a concorrência. Entendendo melhor o que o mercado espera e tendo em mãos ferramentas comprovadamente funcionais, é possível adequar os seus métodos e garantir uma maior eficiência.

É importante sempre ficar atento às novidades do mercado para realizar atualizações constantes. Lembre-se que o principal objetivo na  educação corporativa  é capacitar e aumentar a produtividade da empresa, e por esse motivo, encontre o método mais eficiente para o seu público-alvo e para a sua empresa.

A Konviva é um sistema de gestão de aprendizagem desenvolvido por especialistas em software e inovação, voltada para todos os perfis de usuários. Entre em contato conosco e descubra a solução ideal em educação corporativa para a sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code