Levantamento de Necessidades de Treinamento – O que é e como aplicar o LNT?

Com a crescente competitividade dentro do mercado corporativo, é necessário implantar uma estratégia de treinamento eficiente que possibilite o desenvolvimento dos colaboradores e aumente a produtividade dentro da empresa. Por esse motivo, é importante abandonar projetos de capacitação que não agreguem valor ao negócio, e investir em estratégias que contribuam positivamente para o crescimento profissional dos participantes.

Para que isso se torne possível, a aplicação do LNT – Levantamento de Necessidades de Treinamento, é essencial, pois somente através dos dados obtidos será possível mapear as competências e as necessidades de desenvolvimento dos colaboradores. Esse levantamento deve ser realizado pelo time de Treinamento e Desenvolvimento, e deve contar com o apoio de todos os líderes e gestores.

Para que o LNT seja efetivo, ele deve ser baseado em relatórios e informações sólidas, caso contrário, não entregará os resultados esperados. Pensando nisso, trouxemos esse material para te ajudar a entender a  importância do LNT  e como ele deve ser aplicado corretamente em sua empresa. Acompanhe!

O que é LNT? 

Apesar de parecer complexo, o  Levantamento de Necessidades de Treinamento consistem em um conjunto de ações que buscam levantar os dados referentes às capacidades e necessidades de treinamento dos colaboradores, com o objetivo de estabelecer estratégias mais assertivas e eficientes.

Por meio do LNT, é possível identificar os pontos de melhoria na capacitação dos funcionários e alinhar os investimentos realizados pela empresa no setor de Treinamento e Desenvolvimento. Seu principal objetivo é garantir melhores resultados e aumentar a capacidade competitiva da empresa.

Quais os benefícios do LNT? 

Estabelecer metas e elaborar estratégias de treinamento não é uma tarefa fácil, e a aplicação de projetos ineficientes pode gerar muitos custos desnecessários para a empresa. Com a ajuda do  Levantamento de Necessidades de Treinamento, é possível tomar decisões embasadas e assertivas, garantindo o sucesso do programa de capacitação da empresa.

Com os dados coletados pelo LNT, com avaliações de desempenho e análise de resultados, é possível determinar quais são as grandes lacunas de desenvolvimento profissional e criar os treinamentos. Essa estratégia permite que sejam implantados treinamentos mais estratégicos e que resultem em resultados positivos e compatíveis com os objetivos da empresa.

Quando realizar o LNT? 

O  Levantamento de Necessidades de Treinamento não tem um momento específico para ser realizado, devendo se adequar a necessidade da empresa. O ideal é que seja realizada uma análise de forma periódica para identificar as demandas e necessidades de aprendizado dentro da companhia. Além disso, ele pode ser aplicado:

  • Na contratação: durante o processo de “onboarding” para identificar as habilidades e lacunas de desenvolvimento do profissional que está iniciando;
  • Na avaliação de desempenho: para verificar se os treinamentos aplicados até o momento estão apresentando resultados para a empresa;
  • Na criação de planos de cargos e salários: para encaminhar corretamente os perfis compatíveis com as vagas disponíveis de acordo com suas capacidades e habilidades técnicas.

Como implantar o Levantamento de Necessidades de Treinamento? 

O processo de implantação de um LNT efetivo dentro da empresa necessita de diversas ações estratégicas para que colha os resultados esperados. Veja a seguir algumas das principais etapas:

Ouvir os líderes e gestores: a primeira fase desse processo envolve a coleta de informações e opiniões dos responsáveis pelos setores. Dessa forma, será possível obter informações mais relevantes sobre os colaboradores e as principais necessidades de capacitação de cada um deles. Devem ser levados em conta os resultados de cada um e as metas (atingidas e não atingidas) para se obter dados realistas sobre as necessidades dos funcionários.

Avaliação de Desempenho: através da avaliação de desempenho, é possível apontar as reais necessidades de desenvolvimento dos colaboradores e a partir daí, criar novas estratégias de treinamento corporativo. É importante também avaliar o desempenho e absorção de conhecimento após cada um dos treinamentos oferecidos.

Análise de métricas e resultados: nada demonstra melhor as lacunas de treinamento do que os resultados obtidos pela empresa. Com dados substanciais e sólidos, o time de Treinamento e Desenvolvimento será capaz de criar estratégias voltadas para a melhoria dos resultados. Além disso, é possível separar os colaboradores em grupos de acordo com suas necessidades específicas de desenvolvimento e aplicar treinamentos personalizados.

Entrevista de saída: a opinião do colaborador que está sendo desligado da empresa também pode ser muito valiosa para o Levantamento de Necessidades de Treinamento. Busque obter um feedback sincero sobre a realidade da empresa e sobre as principais lacunas que esse funcionário percebeu durante a execução das suas atividades.

Investir no Levantamento das Necessidades de Treinamento é uma estratégia essencial para garantir um maior sucesso no Treinamento e Desenvolvimento dos seus colaboradores. Essa análise pode garantir que a sua empresa garanta um posicionamento mais estratégico perante a concorrência e agregue ainda mais valor aos seus resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code