Programas de capacitação são indispensáveis em empresas que visam crescimento de forma consistente e contínua.
Ter um planejamento estratégico de longo prazo precisa contar com os benefícios obtidos através do aprimoramento de seus colaboradores.
A oferta de treinamentos é muitas vezes utilizada como um atrativo oferecido pelas corporações para conquistar os melhores profissionais, que enxergam nessa atitude um diferencial para o seu crescimento e desenvolvimento além da rotina usual de trabalho.
Empresas que investem nesse tipo de estratégia estão com a atenção voltada para uma melhora de performance por parte dos colaboradores, além de também estimular a cultura de aprendizado constante.
Apesar de toda a importância que o assunto carrega, muitos profissionais, responsáveis pelos treinamentos e desenvolvimentos nas empresas, ainda encontram dificuldade na hora de idealizar programas para as suas corporações que sejam verdadeiramente eficazes tanto para quem está aprendendo quanto na perspectiva financeira da empresa.
Para que todos os objetivos ao investir em capacitação sejam atingidos, nós da Konviva, trouxemos algumas dicas do que NÃO fazer ao capacitar o seu time.
Deixar de planejar os objetivos
Diversos podem ser os motivos para uma empresa investir em treinamentos e capacitações. Os gestores precisam manter no radar, antes de mais nada, quais resultados se esperam alcançar, quais serão os treinamentos e então traçar um plano estratégico de como atingir as metas planejadas.
É nesse momento que são realizados os Levantamentos de Necessidade de Treinamentos- LNT, os orçamentos, bem como quais plataformas serão utilizadas para promover as capacitações.
Não personalizar os treinamentos
Apesar de diversos colaboradores por vezes possuírem as mesmas lacunas de aprendizagem, é importante entender as reais necessidades tanto do grupo quanto dos indivíduos.
As abordagens das capacitações nem sempre irão atender a todos da mesma maneira, e pensar em como cada um receberá a mensagem é fundamental para garantir o engajamento e o aprendizado que se espera.
Investir em uma diversificação tanto do formato quanto dos conteúdos apresentados aumentará o interesse e as interações dentro da plataforma.

Deixar de incentivar a participação do time
Ao idealizar os cursos de aperfeiçoamento dos colaboradores, é preciso que toda a empresa esteja em harmonia com relação à importância da participação da equipe.
Os gestores de áreas não podem considerar que o tempo empregado em uma capacitação está sendo perdido, pelo contrário, esse investimento deve ser incentivado e monitorado pelos líderes para que a sua aplicação no futuro seja eficiente e traga retorno para a empresa.
Outro importante incentivo diz respeito ao modo como o colaborador acessa esse conteúdo. Fazer uso de materiais que permitam que a aprendizagem ocorra em pequenas doses, podendo ser diluído em diversos materiais com alta carga de conhecimento e de fácil acesso é a proposta do microlearning, que pode ser um grande aliado para empresas que precisam otimizar o tempo dos colaboradores sem abrir mão da constante atualização.
Não colocar em prática
Uma grande falha que deve ser evitada a todo custo é promover um treinamento e não o colocar em prática depois.
Assim como tudo o que aprendemos, é fundamental aliar o conhecimento adquirido com o dia a dia da empresa.
Conseguir praticar gera além de resultados positivos para a empresa, o fortalecimento da aprendizagem do colaborador.
Escolher a plataforma errada
Utilizar uma plataforma complicada, que não dê o suporte necessário para os usuários e que não seja responsiva, ou seja, que não possa ser acessada através de um mobile é a receita certa para que os seus colaboradores não se engajem com o conteúdo.
A Konviva, a melhor plataforma LMS do mercado, possui todas as funcionalidades para que seus colaboradores tenham a melhor experiência de aprendizagem.
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