Orçamento de T&D: confira como fazer o planejamento para 2022

Aplicados de forma integrada dentro das empresas, o Treinamento e Desenvolvimento são processos implementados para melhorar e fornecer as competências dos colaboradores, e como consequência, maximizar a produtividade dentro da organização. Seu desenvolvimento deve ocorrer em consonância com a estratégia da empresa, e deve ser implementado com base em um planejamento específico.

Pensando em te ajudar nesse planejamento, preparamos esse material exclusivo com tudo que você precisa saber sobre o assunto. Ficou interessado? Continue com a gente!

O conceito de Treinamento e Desenvolvimento 

Na realidade de uma empresa, Treinamento e Desenvolvimento, embora distintos, são dois processos voltados para o crescimento dos colaboradores. De um lado, o treinamento é voltado para trazer conteúdo e agregar mais conhecimento aos profissionais, possuindo uma ação de curto prazo. Através desse processo, o indivíduo pode adquirir uma competência específica para ser aplicada imediatamente.

Já o desenvolvimento é voltado para o crescimento profissional através de competências pessoais, atuando de maneira mais ampla e menos imediata. O principal foco do desenvolvimento é potencializar essas competências para que o colaborador possa crescer em sua carreira.

Geralmente, esses processos são trabalhados em conjunto, cada qual com o seu objetivo, mas com o mesmo foco: trazer uma maior maturidade profissional e agregar conhecimento técnico para que o profissional se desenvolva de maneira completa.

Independentemente do setor de atuação da empresa, o Treinamento e Desenvolvimento é essencial para garantir o sucesso da empresa, pois através dessa estratégia é possível agregar não somente conhecimento, mas engajamento e produtividade. Outra grande vantagem é que esse processo garante uma maior vantagem competitiva da empresa no mercado.

O orçamento do Treinamento e Desenvolvimento 

Assim como em qualquer outro setor da empresa, o processo de Treinamento e Desenvolvimento dentro de uma organização depende de um planejamento orçamentário adequado. Nesse planejamento são incluídos todos os custos e verbas  necessárias para a capacitação dos profissionais, desde a criação de materiais até a contratação de uma plataforma eficiente. Veja a seguir algumas dicas para planejar o orçamento do Treinamento e Desenvolvimento e garantir o sucesso da sua estratégia:

Gerenciamento de despesas de treinamento 

O orçamento de Treinamento e Desenvolvimento deve ser planejado e específico de acordo com as necessidades, incluindo um item separado para cada uma das necessidades da estratégia, como:

  • Entrega do treinamento: como o conteúdo será aplicado, seja por meio de aulas presenciais, apostilas, vídeos, ou por meio de uma plataforma LMS;
  • Materiais: nesse aspecto podem ser incluídos todo o preparo dos materiais referentes ao treinamento, desde a impressão de materiais até a contratação de um profissional para a elaboração do conteúdo;
  • Tempo da equipe;
  • Despesas extras: no caso de treinamentos presenciais, devem ser incluídos os custos com transporte, alimentação e hospedagem (quando necessário);
  • Manutenção do treinamento;
  • Entre outras verbas necessárias.

É importante lembrar que todos esses gastos devem ser devidamente monitorados para evitar que a estratégia seja prejudicada.

Avaliação de necessidades 

O Levantamento de Necessidades de Treinamento – LNT, é uma etapa essencial para identificar as principais demandas de desenvolvimento apresentadas pelos colaboradores. Através dessa análise, os responsáveis terão uma visão mais clara do que será necessário ser feito e da melhor solução a ser adotada. O LNT pode ser feito através de pesquisas, formulários e entrevistas com os gestores e funcionários.

Abandone estratégias pouco eficientes 

Os treinamentos presenciais, embora muito utilizados no passado, não fornecem mais o aprendizado necessário para o cenário atual, além de trazerem custos elevados para a empresa. A utilização do e-Learning é uma estratégia que veio para ficar, e isso não é por acaso. Além de trazer muito mais praticidade, essa solução garante inúmeras vantagens para a empresa, como:

  • Maior economia de custos;
  • Proporciona mais sustentabilidade;
  • Garante acessibilidade para os colaboradores;
  • Possibilita um ensino mais engajador com recursos mais criativos;
  • E muito mais!

Conte com a melhor tecnologia 

Atualmente, as plataformas LMS proporcionam muita praticidade e entregam mais resultados do que outras estratégias de treinamento. Por esse motivo, caso a sua empresa ainda não possua, é importante levar em consideração a implantação de uma plataforma LMS (ou a substituição por uma mais eficiente, como a Konviva).

É muito importante contar com uma ferramenta completa, que possua todos os recursos necessários para proporcionar uma capacitação otimizada. Além disso, para medir os resultados de Treinamento e Desenvolvimento, a plataforma precisa fornecer relatórios precisos e análises sob demanda sobre o progresso dos colaboradores.

Acompanhamento do ROI 

Além de servir de base para as estratégias seguintes, o cálculo do ROI – Retorno Sobre o Investimento, é uma etapa essencial do seu planejamento, e deve ser feito periodicamente. Esse cálculo irá determinar se a sua estratégia está dando resultados e, caso essa resposta não seja a esperada, é possível implementar mudanças e melhorias.

Como vimos, o planejamento do orçamento de treinamento é uma etapa primordial para garantir o sucesso da sua estratégia. Quer conhecer todos os benefícios que a Konviva pode trazer para o Treinamento e Desenvolvimento na sua empresa? Entre em contato conosco e descubra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code