Transformação digital: como ela impacta os treinamentos corporativos?

Sabemos que o avanço da tecnologia vem transformando diversos aspectos da nossa rotina, mudando a forma de nos comunicarmos, fazermos compras, trabalhar… Todas essas mudanças tem por objetivo otimizar as nossas vidas e trazer cada vez mais praticidade para as nossas rotinas.

E essa transformação chegou também nos treinamentos corporativos, trazendo formas e metodologias mais eficientes que contribuem para o aprendizado dos colaboradores. Com a ajuda de recursos tecnológicos, é possível proporcionar uma experiência diferenciada aos participantes e trazer resultados cada vez mais positivos.

O que é a Transformação Digital?

O princípio essencial da transformação digital nos treinamentos é a inserção de ferramentas tecnológicas nos processos de educação corporativa. Ou seja, por meio da tecnologia, é possível aperfeiçoar os procedimentos e metodologias utilizadas para garantir melhores resultados para a empresa e para o desenvolvimento profissional dos colaboradores.

O desenvolvimento interno e externo obtido por meio de treinamentos corporativos mais tecnológicos, melhora o posicionamento da companhia no mercado, afinal, os clientes, parceiros e fornecedores terão uma melhor percepção da empresa. Além disso, essa transformação garante muitos outros benefícios, como veremos no tópico a seguir.

Impacto da transformação digital na educação corporativa

No último ano, com a necessidade de isolamento social, as empresas se viram obrigadas a encontrar formas eficientes para a manutenção das suas atividades. Nesse sentido, a tecnologia se mostrou uma valiosa aliada para que os colaboradores conseguissem atuar de forma remota, o que abriu portas para essa modalidade de trabalho até então pouco explorada.

O que era para ser uma solução temporária acabou se tornando uma tendência, e ela não se limitou apenas à execução das tarefas de forma remota. O Treinamento e Desenvolvimento das empresas foi muito beneficiado com a transformação digital, e o e-Learning está sendo adotado por cada vez mais empresas.

A tecnologia permitiu a criação de plataformas otimizadas com conteúdos cada vez mais personalizados e com bastante interação. Dessa forma, o usuário se torna protagonista do seu próprio processo de educação, favorecendo o seu aprendizado de forma definitiva.

Do ponto de vista das empresas, a tecnologia aplicada à educação corporativa também traz inúmeros benefícios, permitindo um processo de capacitação otimizado, análise de dados de treinamento para embasar futuras estratégias, economia de custos, etc. Os treinamentos podem ser criados de acordo com os objetivos e necessidades da empresa, tornando o investimento realizado ainda mais assertivo.

Além disso, essa revolução traz muitas outras vantagens, como:

Flexibilidade de Conteúdo

A transformação digital colocou um fim naqueles conteúdos limitados e engessados, trazendo uma maior possibilidade de personalização. Em ambiente digital, é possível explorar uma infinidade de recursos e metodologias de acordo com os objetivos da empresa.

Por exemplo: para otimizar treinamentos que são muito longos e complexos, é possível adotar o Microlearning para criar módulos mais curtos e otimizados, garantindo um aprendizado mais efetivo e menos desgastante.

Soft Skills

Tão importante quanto os conhecimentos técnicos, as Soft Skills habilidades que, se bem trabalhadas, contribuem positivamente para o desenvolvimento profissional e pessoal de um indivíduo. 

Essas habilidades fundamentais são mais difíceis de serem desenvolvidas do que as habilidades técnicas (hard skills), mas através da transformação digital aplicada à educação corporativa é possível desenvolver:

  • Comunicação interpessoal;
  • Capacidade de trabalhar sob pressão.
  • Perfil de Liderança.
  • Melhor flexibilidade.
  • Trabalho em equipe e colaboração;
  • Entre outras.

Economia e escalabilidade

Os treinamentos presenciais representam um grande investimento para a empresa, sendo necessário arcar com os custos com espaço, transporte, entre outros. Com a possibilidade de aprendizado virtual, o investimento realizado pela empresa é consideravelmente menor.

Além disso, o processo de aprendizado não fica limitado a um local ou horário: com a utilização de dispositivos móveis como smartphones ou tablets, o colaborador pode estudar de acordo com a sua disponibilidade.

Engajamento

Através da Gamificação (uso de recursos e técnicas de design e criação de jogos dentro das plataformas de educação corporativa), a empresa pode garantir um maior interesse e participação dos colaboradores nos treinamentos.

Essa estratégia torna o treinamento mais dinâmico e interativo, aumentando a concentração dos participantes. Outro benefício dessa estratégia é a melhoria da valorização pessoal dos participantes, aumentando ainda mais a produtividade.

Dados de desempenho

Para conseguir implementar novas estratégias de treinamento, é necessário obter informações relevantes sobre os que já foram aplicados na empresa e quais foram os resultados obtidos. Através da plataforma de treinamento LMS, é possível acompanhar o desempenho dos colaboradores e extrair relatórios concisos sobre o processo de capacitação.

Com esses dados, a empresa consegue identificar as práticas que apresentam resultado e quais precisam de melhorias ou mudanças, alinhando o Treinamento e Desenvolvimento dos colaboradores aos objetivos da empresa.

A Konviva é uma plataforma completa e intuitiva, acessível a todos os perfis e focada em uma experiência diferenciada para os usuários. Com inteligência artificial, Chatbot, suporte a todo tipo de recursos de aprendizagem, e muito mais, a Konviva busca inovar a educação corporativa através da tecnologia, entregando um aprendizado com mais eficiência e dinâmica.

Você também está procurando transformar a educação na sua empresa?
Entre em contato com a Konviva e descubra tudo que ela pode fazer por você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code