Treinamentos corporativos: 5 erros que você deve evitar

Possuir uma cultura de aprendizagem e de  treinamento corporativo é um grande diferencial e pode colocar a empresa em uma posição de destaque no mercado. Organizações que oferecem um programa de treinamento costumam dedicar muito tempo em criar estratégias e aplicar metodologias que capacitem os colaboradores, valorizando-os como ativos valiosos da empresa.

Para que essa estratégia seja eficiente, é necessário que haja um planejamento completo por parte da equipe de T&D. Os treinamentos contribuem para o engajamento, motivação e retenção de talentos, além de aumentar a produtividade, e são indispensáveis para a estratégia de crescimento de uma empresa.

Contudo, é importante se manter atento aos erros que podem ser cometidos em  treinamentos corporativos, que podem prejudicar os resultados e acarretar prejuízos para a empresa. Para te ajudar, trouxemos os 5 erros mais comuns que são cometidos na elaboração dos treinamentos, confira!

1. Não realizar um Levantamento das  Necessidades de Treinamento  

De nada adianta elaborar um treinamento completo sem antes estabelecer quais as necessidades que essa estratégia busca atender. É preciso realizar uma análise prévia que identifique as lacunas de habilidade e os problemas que devem ser corrigidos, e com base nisso, estabelecer os objetivos a serem atingidos.

Para isso, é necessário realizar um Levantamento das Necessidades de Treinamento – LNT, que ajudará a identificar as lacunas e problemas a serem resolvidos e definir as prioridades e metas a serem alcançadas com o programa.

Essa análise pode ser realizada com a aplicação de avaliações de conhecimentos e capacidades, formulários, checklists e análise observacional, que pode ser feita com a ajuda dos líderes e colaboradores, pois os próprios funcionários podem apontar as necessidades e demandas do setor. Esses dados irão embasar a estratégia de treinamento do RH e torná-la ainda mais eficiente.

2. Não oferecer um treinamento Gamificado e Personalizado 

Por vivermos uma era altamente digital, podemos visualizar o grande papel que a tecnologia desempenha também em nosso ambiente de trabalho, incluindo nos treinamentos corporativos. Com esses recursos, o aprendizado dentro das empresas se tornou mais dinâmico e eficiente, com a possibilidade de personalização e a gamificação dos conteúdos.

Essas estratégias ajudam a tornar os treinamentos mais atrativos, com recursos dinâmicos e mais personalizados. A gamificação aumenta o engajamento dos colaboradores e entrega um melhor resultado no desempenho de aprendizagem. Já a personalização dos treinamentos garante que o conteúdo aplicado seja compatível com o público-alvo, garantindo um maior interesse e engajamento.

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3. Não acompanhar os indicadores de desempenho 

Para mensurar os resultados dos treinamentos corporativos, a utilização de Indicadores de Desempenho (KPIs) é indispensável. Dessa forma, é possível analisar a performance dos colaboradores e os resultados obtidos com cada treinamento

Com os dados obtidos com os Indicadores de Desempenho, a empresa consegue identificar o desempenho dos investimentos realizados em treinamentos corporativos, e sanar as lacunas de desenvolvimento que impactam no crescimento e na performance dos colaboradores. 

4. Não mensurar os resultados após o treinamento  

Tão importante quanto a aplicação dos indicadores de desempenho durante o treinamento, a mensuração dos resultados do treinamento é essencial para avaliar a resposta e os resultados após a conclusão do mesmo. Por meio dessa análise, a equipe do RH consegue identificar a efetividade dos investimentos realizados e implementar ajustes e melhorias, caso seja necessário.

Mensurar os resultados após a conclusão do treinamento corporativo ajuda a comparar os conhecimentos antes e depois do programa e identificar o impacto que essa capacitação teve na prática. Sem esse tipo de análise, é impossível realizar novos investimentos de forma assertiva e alcançar um maior crescimento e produtividade.

5. Não possuir uma solução eficiente em treinamentos corporativos 

A elaboração de treinamentos eficientes e personalizados não é uma tarefa simples, e demanda muito trabalho. Não basta possuir um material com todo o conteúdo que a empresa deseja passar para os colaboradores, é preciso encontrar as ferramentas mais eficazes para que esse conteúdo se transforme em conhecimento.

Nesse sentido, contar com uma solução em treinamentos de qualidade e consolidada no mercado pode ser a chave para o sucesso, ajudando a sua empresa não só a entregar um treinamento confiável e eficiente, como também a reduzir os custos. 

O Konviva LMS é a plataforma escolhida por empresas como Grupo Boticário, Honda e Sicredi, para treinar seus times.

Flexível, seja nos processos ou na interface, se adapta às necessidades da empresa, respeitando a cultura, as características e necessidades de seu público.

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