Como criar uma trilha de aprendizado para os seus colaboradores.
17 de junho de 2024
A trilha de aprendizado é um mecanismo excelente para capacitar colaboradores. Através dela é possível desenvolver novas habilidades e aumentar o conhecimento de cada membro do time, otimizando resultados e produtividade. Nesse artigo, você vai encontrar estratégias para criar e implementar programas de treinamento e aprimoramento profissional. Além disso, ainda vai conhecer as soluções da Konviva para a gestão de aprendizado.
O que é uma trilha de aprendizado?
Uma trilha de aprendizado é um agregador de cursos e conteúdos. Isso significa que a trilha é o conjunto de cursos necessários para o colaborador aprender um elemento novo, aprimorar um conhecimento já existente e desenvolver novas habilidades. Ao contrário da jornada de aprendizado, que está relacionada à trajetória do colaborador dentro da empresa, a trilha concentra seu foco na pessoa, ou seja, no desenvolvimento do colaborador.
Programas de educação corporativa que contam com trilhas apresentam uma série de vantagens. Entre elas, os colaboradores ganham mais agilidade e independência no processo de aprendizado e os administradores conseguem acompanhar de perto a evolução de cada membro da equipe.
A Konviva oferece a plataforma completa para a criação e implementação de trilhas de aprendizado para empresas. Continue a leitura e entenda mais sobre as características de uma boa trilha ou plano de desenvolvimento.
Passo a passo para criar e implementar uma trilha de aprendizado com a Konviva
1) O primeiro passo para criar uma nova trilha é acessar o menu Aprendizagem, em seguida, Trilhas e clicar em Adicionar trilha. Pronto, agora é a hora de informar os dados da trilha.
2) No passo dois é preciso reunir uma série de informações sobre sua nova trilha. Entre essas informações, será preciso adicionar um nome (por exemplo, “Trilha para Financeiro”), um código, palavras-chave que ajudem a identificar os elementos que fazem parte da trilha e uma descrição. A descrição é um texto que explica para os colaboradores qual o propósito daquela trilha.
Além disso, você deve adicionar uma imagem que será exibida no catálogo ou home do sistema (essa primeira imagem deve ter, pelo menos, 410px por 230px e ser no formato JPG ou PNG). Em seguida, você deve adicionar mais uma imagem, dessa vez tipo banner (com 1920x360px de tamanho, nos formatos JPG ou PNG). Essa segunda imagem vai ser exibida quando a trilha for acessada pelo aluno.
Nessa etapa você também vai adicionar o status, que vai definir se a trilha vai ficar ativa ou inativa. Outro ponto importante que será definido agora é se essa trilha terá um certificado ou não. Caso tenha certificado, é importante que ele já tenha sido cadastrado previamente no sistema para que você possa selecioná-lo.
Outra definição que deve acontecer neste momento é sobre o aproveitamento requerido, ou seja, a porcentagem (%) de aproveitamento que o aluno deve ter para conquistar o certificado. Ainda nesse campo, é preciso definir como será aplicado a restrição de sequenciamento e obrigatoriedade. Nesse caso, existem duas opções: por aprovação, que significa que é aplicada com base na aprovação dos cursos contidos na trilha. E por realização (conclusão), que é aplicada com base na conclusão dos cursos ou 100% de andamento na trilha.
Também será preciso definir o público-alvo a que se destina a trilha configurada e quem ficará responsável pela administração das unidades. O responsável vai poder definir quais unidades os administradores de unidade poderão ofertar essa trilha para seus usuários.
3) O terceiro passo é criar as etapas da trilha, adicionando recursos de aprendizagem. Isso significa que para compor as etapas da sua trilha, é possível escolher entre um curso, de qualquer modalidade, um objeto de aprendizagem, que pode ser uma apresentação, um vídeo-link, por exemplo, ou mesmo outra trilha.
É possível configurar uma etapa como pré-requisito da outra. Ou seja, para um aluno acessar a próxima etapa, é preciso ser aprovado em todos os cursos da etapa anterior. Para tanto, você deve clicar no ícone de lista e, ao ver a janela aberta com as etapas disponíveis, deve selecionar qual a pré-requisito. Em seguida, passe a seta para o lado direito e clique em associar. Caso você não queira adicionar uma etapa como pré-requisito da outra, os alunos vão poder navegar livremente entre elas. Você também pode configurar a ordem que as etapas serão exibidas para os alunos.
4) No quarto passo é hora de associar recursos de aprendizagem às etapas. Nessa fase das configurações é o momento de associar os recursos na trilha, os conteúdos que os alunos vão acessar na trilha. Para isso, é preciso selecionar a etapa na qual o recurso será adicionado. Ao clicar no botão, uma tela com os recursos disponíveis vai aparecer. Esses recursos podem ser cursos, outras trilhas de aprendizado e também arquivos avulsos.
Depois de selecionar o recurso é possível configurar alguns detalhes. Entre eles, você pode escolher se ele é obrigatório ou não, qual será a sequência que ele vai aparecer, qual o peso do recurso no aproveitamento da trilha, além de também ser possível definir o prazo de carência do recurso. O prazo de carência é o período em que o recurso de aprendizagem não entra no cálculo de aproveitamento da trilha. É uma configuração usada para atualização de trilhas, para que alunos já certificados não diminuam ou percam a certificação, até vencer o período de carência.
Depois de inserir todos os recursos e mexer em suas configurações, você deve clicar no botão “salvar” e, em seguida, “avançar”.
5) O quinto passo é a certificação. Caso a trilha possua certificação, ela será uma trilha de certificação e vai aparecer no Relatório de Certificação de Trilhas. Essa flag seleciona automaticamente a opção “Permitir Participação”. Se a trilha de certificação for associada ao catálogo e não pertencer ao público-alvo do colaborador, ele poderá pedir para participar da trilha de certificação.
Com a opção “Permitir participação” selecionada, o botão “Participar da trilha” vai ficar habilitado na visão do aluno e isso vai permitir que ele solicite a sua participação na trilha. Esta configuração é importante quando a trilha não é de certificação e é ofertada no Catálogo para os alunos que não são do público-alvo da trilha. Usualmente, essa configuração é muito útil quando a trilha não tem um público-alvo específico, ou seja, não tem um grupo de colaboradores ou cargos definidos.
Quando a trilha é somente de participação, ela não é registrada no relatório de certificação, mas integra o relatório de acompanhamento de trilhas.
Por fim, esse passo das configurações também permite associar um curso do tipo Prova à trilha, chamado Prova de novidade. Essa função é muito eficiente o aluno renovar a sua certificação ao invés de refazer todos os recursos de aprendizagem da trilha de novo. Para esta configuração aparecer na nessa tela é preciso habilitá-la em “Utilizar Prova de Novidade” no menu Configurações > Configurador Geral > Trilhas. O recurso poderá ser selecionado quando o administrador clicar em “trilha possui certificação”.
Como divulgar sua trilha de aprendizagem?
A trilha de aprendizagem pode ser divulgada para os colaboradores através do público-alvo, do usuário e da publicação em um catálogo.
A primeira opção associa automaticamente todas as pessoas selecionadas de um público-alvo à trilha. Já a opção de usuário permite que o administrador selecione os usuários cadastrados no banco de dados que devem fazer aquela trilha. Por fim, a opção de publicação em um catálogo permite que o usuário, ainda que não faça parte daquele público-alvo, ou que não tenha sido selecionado para fazer aquela trilha, possa participar desse processo de aprendizagem.
Como a Konviva colabora para a trilha de aprendizagem ser mais eficiente?
Como vimos, a criação e implementação de uma trilha de aprendizagem eficaz exige uma plataforma que ofereça a melhor experiência de educação corporativa.
A Konviva conta com um pacote completo de soluções: com uma estrutura flexível e adaptável, nosso software oferece diferentes formatos de conteúdo, recomendação inteligente de cursos, ferramentas que avaliam a retenção de conhecimento e o nível de satisfação do colaborador.
Nossa plataforma também disponibiliza relatórios completos com desempenhos individuais e dos times que estão em processo de treinamento. É possível segmentar por unidade de negócio, equipe e público alvo. O programa apresenta índice de engajamento, de capacitação e indicador ROI.
Outro diferencial muito interessante que a plataforma da Konviva oferece é a possibilidade da criação de fóruns e mais recursos de engajamento, como uma rede social dos colaboradores. Por fim, tenha acesso a recursos de gamificação com a possibilidade de criar desafios e missões, distribuir medalhas, troféus e recompensas em produtos.
Confira mais sobre as soluções da Konviva, entre em contato e veja como a educação corporativa pode transformar o dia a dia das suas equipes e colaboradores.