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Melhore o clima organizacional através dos treinamentos corretos

4 de agosto de 2022

Uma empresa que preza por manter um bom clima no ambiente de trabalho, que as ideias do seu colaborador sejam levadas em consideração e faz com que esse sinta-se pertencente àquele lugar, estabelece uma relação de confiança e de pertencimento. Desse modo, o colaborador se engaja com as metas e objetivos da empresa, elevando assim o seu grau de produtividade. 

Recompensar o funcionário, não apenas financeiramente, mas também proporcionado satisfação e bem-estar, além de potencializar seus resultados. Esse é um dos modos de proporcionar um bom clima organizacional.

O QUE É?

O clima organizacional é como se fosse um termômetro emocional da empresa. Através dele somos capazes de descobrir o nível de satisfação dos colaboradores em relação à cultura, comportamento e ambiente de trabalho.

Idalberto Chiavenato, autor referência no mercado corporativo, define como:

“Ele representa o conjunto de sentimentos predominantes numa determinada empresa e, envolve a satisfação dos profissionais tanto com os aspectos mais técnicos de suas carreiras e trabalhos quanto aspectos afetivos/emocionais, refletindo em suas relações com os colegas de trabalho, com os superiores e os clientes de modo geral.

É a tendência de percepção que os membros de uma organização possuem a respeito de seu grau de satisfação em relação ao conjunto ou a determinada característica desta organização”.

Podemos perceber que o clima organizacional se trata de algo subjetivo, que por vezes, caso não seja olhado com atenção, pode não ter o seu grau de importância levado em consideração. A percepção do clima é algo também relativo, pois depende do modo como cada pessoa o percebe. 

Por ser algo mais abstrato, é necessário analisar e identificar uma série de situações e comportamentos, para então, através das entrelinhas, ser identificado como ele está. Não deve ser baseado apenas em situações pontuais, mas sim, nas situações rotineiras do dia-a-dia, onde o funcionário demonstra ou não sua confiança, felicidade e contentamento por estar ali.

Existem três tipos de clima organizacional: bom, ruim e neutro. No primeiro caso, a empresa deve manter seus feitos e procurar cada vez mais propiciar um ambiente de trabalho ideal. Já no ruim, é necessário entender as motivações para estar nessa posição e procurar sanar os problemas. Se a empresa se encontra no clima neutro, é importante não se acostumar com a situação e buscar melhorar. Esse ponto é como um sinal amarelo e deve despertar atenção. 

PORQUE TER?

É no ambiente corporativo que passamos grande parte do nosso dia. Uma pessoa feliz tende a executar melhor suas tarefas e até mesmo elevar o seu desempenho, já alguém que vive em um ambiente de constante pressão tende a produzir menos, afetando diretamente na sua produtividade, além de desencadear questões sérias de problemas de saúde como a Síndrome de Burnout.

As melhores empresas são aquelas que não olham o colaborador apenas como um elemento que lhe trará lucro e sim as que se preocupam em todos os aspectos do funcionário como saúde mental, desenvolvimento e vida pessoal. 

Quando é estabelecida uma relação sincera de colaboração e parceria, ambas as partes tendem a ganhar. Seja o colaborador, que passará parte do seu dia em um lugar agradável, que estimula seu desenvolvimento e se preocupa genuinamente com seu bem estar, quanto a empresa que receberá em troca uma alta performance e bons resultados.

COMO PROPORCIONAR?

O primeiro passo para isso, é conhecer as causas de descontentamento do funcionário de forma individual, fazer um paralelo com os demais profissionais e usar o setor de T&D da empresa para sanar esses problemas.

Já sabemos que o clima organizacional é voltado aos sentimentos e existem duas vertentes para que ele aconteça: vida pessoal do colaborador e vida profissional.

Se fora da empresa o profissional tem problemas, por mais que a corporação ofereça boas condições de trabalho, é natural que esse desgaste reflita no seu dia a dia corporativo. 

Por isso, é vital que a empresa faça uma investigação completa, a fim de entender se são situações individuais, coletivas ou corporativas, e com essas informações traçar um plano estratégico para ações de melhoria.

FATORES QUE INFLUENCIAM 

Alguns fatores podem influenciar diretamente no clima organizacional. Abaixo vamos citar os mais comuns:

Confiar na liderança

É imprescindível que o colaborador confie em seu líder para que o trabalho seja executado da melhor maneira possível. O líder será o profissional que dará o direcionamento para o desenvolvimento pleno do colaborador. Sem a confiança necessária, esse caminho tende a ser mais difícil.

Relacionamento com a equipe e outros colaboradores

Por mais que sejam necessários conhecimentos técnicos em relação à função, os relacionamentos interpessoais são também importantes para o desempenho do trabalho. Quando existe uma ruptura no relacionamento da equipe, o clima organizacional é automaticamente afetado, atrapalhando assim o desempenho de todos.

Motivação

Quando o profissional não se sente motivado a permanecer em determinado ambiente ou a desempenhar a sua função, é esperado que haja uma queda em suas entregas. A empresa pode oferecer instrumentos para motivá-lo de diversas formas, seja através de remuneração, reconhecimento ou desenvolvimento de carreira.

Autonomia na função

Apesar de não parecer, esse quesito é muito importante. Quando damos a alguém a autonomia de resolver questões sem precisar necessariamente se reportar à liderança com frequência, estamos mostrando confiança em seu trabalho.

Remuneração

Esse é um dos quesitos mais importantes, pois está ligado diretamente ao exercício da função. Permanecer ou mudar de empresa ou de profissão está diretamente ligado à remuneração. 

A pesquisa CareerBuilder, realizada em 2017 nos mostra que 78% dos entrevistados não são capazes de pagar as contas com seu salário e mais da metade estão com dívidas acumuladas. Esse pode ser um fator que contribui para a piora do clima organizacional.

Desenvolvimento profissional

Caso o colaborador fique estagnado em uma função por muito tempo é normal se acomodar ou até mesmo não aceitar opiniões de melhorias. Por isso, é importante que haja um dinamismo em relação aos aprendizados da função e ao crescimento do colaborador dentro da empresa. Oferecer um cargo superior ou novas atividades é estimulador. Existem algumas formas de traçar uma estratégia para que a carreira de um funcionário possa evoluir e a mais popular é o PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), que é responsável pelo desenvolvimento da carreira, segundo as ambições do colaborador e em parceria com a organização.

Identidade com a cultura organizacional

É preciso também que o profissional se sinta à vontade com a cultura e regras da empresa. Ele precisa compartilhar do mesmo olhar de mundo e compreender as exigências que a empresa faz. O colaborador precisa se sentir parte pertencente àquele lugar.

Reconhecimento

Um grande problema é a falta de reconhecimento. Você, líder ou dono de empresa, precisa se atentar à forma que lida com seu colaborador. Por exemplo, por muito tempo, a cultura do mundo corporativo era chamar a atenção apenas quando acontecia algum erro, e isso é muito prejudicial para o relacionamento funcionário x liderança e funcionário x empresa.

O feedback não pode ter o objetivo apenas de criticar o profissional, mas é fundamental reconhecer o quanto o trabalho tem agregado à empresa. Exalte as inovações trazidas no dia a dia e as entregas realizadas com excelência.

Comunicação Interna

Sem comunicação é impossível desenvolver um bom trabalho. Quer resultados eficientes, equipe bem alinhada e um clima organizacional favorável? Invista na comunicação de sua equipe.

Permita que os setores se conversem, estimule as trocas entre os times e principalmente esteja aberto para que o colaborador possa trazer ideias de melhorias. 

Utilizando a plataforma LMS

Se você já tem em mente quais são os pontos de melhoria na sua empresa, chegou a hora de colocar em prática as estratégias elaboradas, como os treinamentos, por exemplo. Após mapear e entender os possíveis problemas, é preciso desenvolver e aplicar um treinamento referente a determinado ponto.

A Konviva LMS já auxiliou centenas de clientes a disponibilizarem para seus colaboradores treinamentos e capacitações de alta qualidade.

Com chats e fóruns de discussão, a plataforma estimula a troca de conhecimento entre os usuários.  

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