Como o Konviva ajudou a Unimed Blumenau a criar uma experiência de aprendizagem diferenciada

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Konviva

    A Unimed é o maior sistema de cooperativas de saúde do mundo. Fundada em 1967, hoje é composta por 345 cooperativas, com mais de 116 mil médicos cooperados e cerca de 18 milhões de beneficiários em todo o Brasil. Tem 37% de participação no mercado de planos de saúde do país e há 28 anos consecutivos é Top of Mind na categoria.

A Unimed Blumenau é uma das cooperativas que integra este sistema. Criada em 1971, atualmente atende mais de 115 mil beneficiários na microrregião de Blumenau, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Com 565 colaboradores e 820 médicos cooperados, um de seus principais desafios é treinar esses profissionais, além de promover a integração e valorizar os médicos locais.

Até 2020, todos os treinamentos eram feitos de forma presencial. Porém, mesmo antes da pandemia de coronavírus, a Unimed Blumenau já percebia a necessidade de migrar para um modelo de ensino à distância e de ter uma plataforma própria para divulgar os conteúdos. Por isso, ainda em 2019, começou a buscar soluções para a educação corporativa.

O desafio da limitação de espaço e horário no treinamento presencial

    A Unimed Blumenau oferece treinamentos técnicos e comportamentais, tanto para os colaboradores – cerca de 565 profissionais que atuam na administração, Hospital, Pronto Atendimento, Centro de Diagnóstico por Imagem e outros serviços da cooperativa -, quanto para os 820 médicos cooperados, que atendem nas próprias clínicas e consultórios.

    Para os treinamentos técnicos, especialmente de enfermeiros e médicos, eram contratadas empresas terceirizadas. Apesar desse sistema atender bem as necessidades, em alguns momentos surgiam dificuldades por conta da limitação de espaço físico e da falta de disponibilidade de tempo do público-alvo. O mesmo ocorria em treinamentos de educação continuada em áreas específicas, promovidos por instrutores da própria cooperativa.

    Ao avaliar essas dificuldades, a Unimed Blumenau decidiu adicionar o modelo de educação à distância (EAD) em suas ofertas de capacitação com o objetivo de atingir mais profissionais e aumentar o engajamento. Além disso, queria se aproximar dos médicos cooperados, oferecendo não só os treinamentos, mas também conteúdos para incentivar a troca de conhecimento e de experiências entre esses profissionais.

    Embora todas as cooperativas do sistema possam se beneficiar das capacitações e cursos à distância oferecidos pela Faculdade Unimed, o desejo da Unimed Blumenau era contar com uma plataforma própria. Isso porque, desta forma, os materiais e cursos oferecidos poderiam ser personalizados de acordo com as singularidades da região. Ou seja: desde a idealização do projeto, tinha-se a preocupação de conversar diretamente com o público-alvo, abordando questões que fazem parte da realidade local.

Migração do modelo presencial para o EAD: como ir além do vídeo?

 

    A Unimed Blumenau tinha muita clareza dos objetivos da educação corporativa, mas ainda não sabia muito bem qual o melhor caminho para chegar lá.

    Como ocorre em muitas empresas que estão dando os primeiros passos em direção ao EAD, o plano inicial era Analisar quais treinamentos presenciais poderiam ser convertidos para o formato de vídeo e disponibilizar em uma plataforma para os colaboradores e cooperados. Esse processo deveria ser conduzido pela equipe interna de treinamento, com o apoio de um analista que seria contratado para produzir os vídeos.

    No entanto, antes de concretizar este plano, a Unimed Blumenau encontrou um profissional especializado em educação corporativa à distância. A partir desta contratação, ficou claro que, para atingir o objetivo traçado, era preciso ir além da produção de vídeos que simplesmente reproduziriam a experiência do presencial e investir em uma experiência de aprendizagem diferenciada.

“O vídeo é apenas um objeto dentro da experiência de aprendizagem, ele por si só não treina. O que treina, de verdade, é um bom design instrucional na construção dessa experiência, é o engajamento, é a análise dos indicadores.”

– Ewerton Civiero

    Assim, foi criada uma área dedicada exclusivamente à educação corporativa à distância, cuja missão era implantar uma plataforma de educação corporativa e uma metodologia de ensino à distância, além de

    estruturar uma proposta para criar uma universidade corporativa. Tudo isso considerando as melhores práticas de EAD e as características do público-alvo.

Público-alvo exigente, experiência de aprendizagem diferenciada

   

    A experiência de aprendizagem passou a ser vista como a chave para o sucesso da educação corporativa da Unimed Blumenau. Analisando as características do público-alvo, formado principalmente por médicos na faixa dos 50-60 anos, alguns pontos ficaram evidentes:

  • Têm uma rotina atribulada, com muitos compromissos. Por isso não têm tempo para fazer cursos que exijam muita dedicação. É inimaginável que passem uma hora no computador assistindo um treinamento, da mesma forma que não se deslocariam até a sede da Unimed com frequência para este fim.

  • A plataforma de educação corporativa deve ser extremamente intuitiva para navegar e encontrar informações com facilidade.

  • Consomem produtos de alto padrão. Ou seja: estão habituados com as melhores experiências de usuário desenvolvidas no mundo e o nível de exigência nesse sentido é elevado.

Pensando nisso, a principal orientação para o desenvolvimento do projeto era que o conhecimento chegasse na palma das mãos dos médicos, no smartphone, de forma rápida, simples e atrativa. O foco era gerar engajamento e proporcionar uma experiência similar à da Netflix.

“Hoje, por conta do Youtube e da Netflix, não funciona mais fazer um vídeo amador, porque as pessoas já conhecem e querem uma experiência agradável. Você entra na Netflix e ninguém precisa te explicar como navegar e encontrar o que você quer assistir. Então nós tínhamos que ajudar o médico a ter uma experiência agradável. Ele não precisa entender o que é uma trilha de aprendizagem ou o que significa uma competência. Ele só tem que assistir o que ele gosta.”

– Ewerton Civiero

Para proporcionar essa experiência, a Unimed Blumenau precisava de uma plataforma que fosse mais do que um simples repositório de vídeos. Acesso mobile, design intuitivo e flexibilidade eram fundamentais. E o Konviva foi avaliado como sistema de gestão de aprendizagem (LMS) que melhor atendia o projeto.

Konviva: plataforma LMS mobile, intuitiva e com foco em resultados

 

    O Konviva é uma plataforma desenvolvida pela Ilog tecnologia, uma das pioneiras no mercado de educação à distância no Brasil. A empresa oferece soluções para gestão de aprendizado e educação corporativa há 21 anos. Tem mais de 2 milhões de usuários ativos e 200 clientes satisfeitos.

    A Unimed Blumenau contou com todo o apoio e comprometimento da equipe do Konviva para o projeto de educação corporativa. Isso porque o LMS é ao mesmo tempo robusto e simples: tem tudo o que o gestor precisa e tudo o que o usuário deseja.

Robusto para o gestor

  • É uma plataforma completa e flexível. Tem todos os recursos e funcionalidades necessários para criar uma experiência de aprendizagem alinhada com as melhores práticas de educação digital. Entre eles: microlearning, gamificação, trilhas e jornadas de aprendizagem. Além disso, há 5 modalidades de cursos: à distância, presencial, híbrido, síncrono e prova. Tudo pode ser personalizado de acordo com o projeto.

  • Oferece indicadores e métricas. O gestor pode acessar de maneira fácil dados importantes para a tomada de decisão, como quantidade de acessos, frequência de uso e evolução nas trilhas. O acompanhamento dos indicadores e resultados pode ser feito em tempo real, por meio de um dashboard visual e intuitivo. Além disso, é possível gerar relatórios personalizados, o que dá autonomia para analisar o que realmente importa.

“Konviva é muito robusto, porque dá todos os indicadores e a gestão é simples. Já trabalhei com outros sistemas que até geravam muitos dados, mas os gestores tinham dificuldade de extrair e analisar. O Konviva tem essa vantagem: é muito fácil de extrair as informações, analisar e tomar a decisão a partir delas.”

– Ewerton Civiero

Simples para o usuário

  • A plataforma é simples e intuitiva. O Konviva proporciona uma excelente experiência de aprendizagem. A interface é personalizável, o que ajuda a tornar a navegação e visualização dos conteúdos muito simples. Além disso, a plataforma também conta com inteligência artificial para recomendação de conteúdos.
  • Interação e colaboração. O LMS permite que o usuário interaja e colabore, enviando avaliações, comentários e conteúdos. Assim, a troca enriquece a experiência de aprendizagem.

  • Multiplataforma. O Konviva tem design responsivo, adaptável a todos os tipos de dispositivo: smartphones, tablets, notebooks e desktops. Também pode ser acessada por um aplicativo com suporte offline.

    Após a escolha da plataforma, a Unimed Blumenau começou a desenvolver os próprios conteúdos e testar algumas ações.

Unimed Plus, uma plataforma que vai além da educação corporativa

 

    A Unimed Plus, como foi batizada a plataforma, pretende oferecer mais do que educação corporativa. Para isso, além dos treinamentos, estão sendo criados talks, vídeos com entrevistas e bate-papos com os médicos da região. Essa é uma forma de valorizar e dar visibilidade ao trabalho dos profissionais, além de promover o conhecimento e a interação entre eles.

    O processo de implementação é cauteloso: e a plataforma ainda não foi lançada oficialmente para todos os colaboradores e cooperados. O foco, por enquanto, é produzir conteúdo próprio, que fale das especificidades da Unimed Blumenau. Em alguns casos, estão atuando em parceria com a Faculdade Unimed desenvolvendo cursos e treinamentos personalizados. Desta forma, conseguem garantir que o material vai fazer sentido para o público e que o engajamento será alto – ao contrário do que ocorre quando a plataforma é alimentada com conteúdos genéricos, adquiridos de outros fornecedores.

    Também foram lançadas ações pontuais, para públicos específicos, com o objetivo de testar os resultados e fazer ajustes. Um deles foi o treinamento de 33 novos médicos cooperados, realizado por meio do aplicativo. O engajamento foi de 100% e o retorno foi muito positivo: os participantes mencionaram que o aplicativo é leve e fácil de instalar e que a experiência de aprendizagem é intuitiva.

    Aos poucos, os treinamentos presenciais estão sendo transformados em treinamentos à distância. Percebendo que a educação corporativa à distância tem grande capilaridade, aumenta o engajamento e reduz custos, A Unimed Blumenau espera levar para o digital inclusive os treinamentos de certificação, que passam por auditoria.

    A equipe do Konviva acompanha o processo de perto, dando o suporte e fazendo os ajustes para que o sistema fique redondo.

Konviva: flexibilidade e comprometimento com o sucesso da Unimed

 

    A Unimed Blumenau não precisava de plataforma para publicar vídeos, mas sim de empresa que ajudasse a construir uma experiência de aprendizagem diferenciada e atrativa para o ambiente corporativo. Encontrou a Konviva, que oferece um LMS completo e intuitivo.

    Em parceria, ambos estão criando a solução ideal para migrar do modelo presencial para o EAD, oferecendo conteúdo relevante para o público, levando o conhecimento até a palma da mão e aproximando os colaboradores e médicos cooperados.

    A flexibilidade e comprometimento do Konviva são fatores cruciais para que a educação corporativa da Unimed Blumenau cumpra sua missão. Se quiser o mesmo para a sua empresa, converse com um dos nossos especialistas.