Konviva

Konviva
Edit Template

Lançamento de Universidade Corporativa Rota do Saber: entenda como a Rota Oeste obteve sucesso

14 de dezembro de 2021

O Grupo Rota Oeste

   

A trajetória da Rota Oeste teve início na década de 50, quando foi fundada a Irmãos Lopes S/A – Comércio, Transporte e Agricultura, em Londrina-PR, uma empresa familiar que atuava como concessionária da marca De Solto, com caminhões, pick-ups e automóveis.

   As suas três concessionárias Scania no estado (Cuiabá, Rondonópolis e Sinop), cobrem os três eixos logísticos locais e 100% do território. Apesar de ter uma forte participação de clientes do Agronegócio, a empresa atende a vários segmentos do mercado.

    Atuando ativamente na cadeia produtiva do Estado do Mato Grosso, a Rota Oeste está muito consolidada no ramo. O grupo está com uma grande prospecção de crescimento e expansão para os próximos meses, destacando-se no mercado.

    Para acompanhar esse crescimento, a empresa vem buscando soluções otimizadas para garantir o sucesso dos seus investimentos, principalmente quanto à educação corporativa. 

O desafio da implementação de uma Universidade Corporativa

Já muito bem posicionada no mercado, um dos maiores desafios da Rota Oeste no momento era lidar com as múltiplas plataformas de treinamento de stakeholders sem nenhuma centralização e que não forneciam dados consistentes sobre os resultados da capacitação dos colaboradores.

“Nós tínhamos muitas plataformas, mas não conseguimos consolidar esse conhecimento em apenas uma. E esse foi o primeiro ganho que a Konviva nos trouxe.”

    Antes de contar com a eficiência da Konviva, a empresa realizava os treinamentos na maior parte de forma presencial, e as capacitações técnicas eram disponibilizadas nas plataformas de cada uma das marcas parceiras. O controle de resultados não era centralizado: cada uma das empresas disponibilizava o próprio relatório, e a integração das informações era feita pelo time do RH.  O controle de desempenho e conclusão era feito apenas pela lista de presença, o que dificultava a criação de uma estratégia de treinamento mais assertiva.

    Sem uma solução consolidada, a Rota Oeste buscava não só encontrar uma plataforma robusta que atendesse às suas necessidades atuais e futuras de treinamento, mas também uma solução que fornecesse os dados e ferramentas necessárias para mensurar os resultados das capacitações oferecidas.

    Com os projetos de expansão territorial e crescimento da empresa, se fez necessário encontrar uma solução mais completa e eficiente, que entregasse os resultados esperados pela empresa. A rede de concessionárias buscava uma forma de atender melhor a esses novos colaboradores, e incutir no treinamento a missão, visão e valores que são tão importantes para a construção da mentalidade da equipe.

A solução ideal

Com todos esses desafios para enfrentar, a Rota Oeste encontrou na Konviva a solução ideal para otimizar toda a sua estratégia de treinamento e desenvolvimento com a implementação da Rota do Saber. Com uma plataforma robusta e com alta capacidade de personalização e integração com os sistemas utilizados pela empresa, a Konviva era a ferramenta necessária para transformar a capacitação e treinamento dos colaboradores da Rota Oeste.

Com uma plataforma única, não só a empresa poderá extrair todas as informações de treinamento, quanto toda a jornada de desenvolvimento também fica mais clara para o colaborador. Nesse sentido, a Konviva representa uma solução otimizada para um sistema de gestão de aprendizagem acessível a todos os perfis de usuários.

Com o objetivo de trazer para o digital os treinamentos que antes só podiam ser ofertados presencialmente, a Rota Oeste conseguiu por meio da nossa solução, transformar a educação e capacitação dos seus colaboradores. Os recursos de interatividade e colaboração oferecidos pela plataforma foram um grande diferencial no processo de escolha.

No caso da Rota Oeste, eles buscavam:

  • Uma solução eficiente e otimizada.
  • Escalável.
  • Moderna.
  • Acessibilidade para o seu plano de educação corporativa, proporcionando um canal acessível para todos os perfis de usuários
  • Autonomia na gestão e na elaboração de conteúdo.
  • Alto índice de engajamento dos colaboradores.

A Konviva conseguiu implementar a Rota do Saber, uma universidade com o DNA da Rota Oeste, para mais de 350 colaboradores, tudo com muita integração e acessibilidade. Com a ajuda do projeto de divulgação por parte da Rota Oeste, a ação teve uma grande aceitação e foi muito bem recebida pelos funcionários.

Qual foi a estratégia de divulgação escolhida pela Rota Oeste?

Para a campanha de lançamento, eles buscaram criar uma ação impactante, cuidando dos mínimos detalhes, desde a escolha da arte, até a paleta de cores a ser utilizada. Para garantir o sucesso da Rota do Saber, foram utilizados recursos para divulgar a ação e engajar os colaboradores.

Antes mesmo da implementação da Rota do Saber, houve uma grande ação para a escolha do nome da Universidade Corporativa, o que incentivou e estimulou os colaboradores. Com isso, foi inserida no projeto uma sensação de pertencimento e participação, fazendo dele um projeto de todos.

Na sua campanha de lançamento e engajamento, a Rota Oeste contou com uma agência de marketing externa para a elaboração da sua estratégia, desde a confecção do material até a criação de vídeos publicitários. Pensando na importância que o desenvolvimento dos colaboradores tem para a estratégia de crescimento da companhia, toda a ação contou com a participação de diversas áreas da empresa.

Para engajar os colaboradores, a empresa adotou as seguintes ações:

  • Divulgação por prêmios: para estimular o engajamento imediato dos colaboradores, a Rota Oeste criou uma campanha criativa. Para todos os colaboradores que concluíssem um treinamento de pelo menos 08 horas, a empresa ofereceu a participação em um sorteio, fortalecendo a interação do time e demonstrando a importância do desenvolvimento profissional.

  • Divulgação pelos computadores: a empresa inseriu em todos os computadores, um papel de parede anunciando o lançamento da Universidade Corporativa, como um lembrete constante da grande novidade que estava por vir.

  • Divulgação por material impresso: uma das estratégias utilizadas pela Rota Oeste foi disponibilizar banners e flyers nas áreas de maior circulação.

  • Divulgação visual: a equipe responsável pelo lançamento utilizou camisetas temáticas divulgando a ferramenta.
  • Divulgação por WhatsApp: as peças também foram enviadas para WhatsApp dos colaboradores.

  • Divulgação por e-mail: foram disparados e-mails informativos com a contagem regressiva para o lançamento da Rota do Saber, além do vídeo da campanha e do lançamento.

Para os colaboradores que não têm acesso ao e-mail no ambiente de trabalho, foi realizada uma “blitz” na porta do refeitório, para cadastro e download do aplicativo.

Colhendo resultados

   

Todas essas ações retornaram em uma resposta muito positiva por parte dos colaboradores, transformando a forma como a educação corporativa era vista na Rota Oeste. Desde os primeiros dias do lançamento da Universidade Corporativa, houve um grande interesse e participação de todos, mostrando como a cultura da empresa contribui para o engajamento dos colaboradores.

Com a colaboração de ambas as partes, a Konviva e a Rota Oeste conseguiram criar uma Universidade Corporativa robusta, acessível e eficiente, e que foi muito bem aceita por todos os colaboradores. A plataforma proporciona uma experiência de aprendizagem diferenciada, com conteúdos relevantes e acessíveis.

“Ás 7:30 da manhã [do dia do lançamento] já tínhamos 340 colaboradores cadastrados”

Graças às ações aplicadas, a Rota Oeste já conseguiu obter excelentes resultados, mesmo com apenas duas semanas de lançamento da Rota do Saber. Houve um aumento considerável na procura e adesão aos treinamentos, mostrando que os recursos presentes na plataforma estão entregando exatamente aquilo que prometem: acessibilidade e engajamento através da interação.

Para enriquecer ainda mais a sua Universidade, a Rota Oeste inseriu a rádio corporativa diretamente na plataforma da Rota do Saber, mostrando como a Konviva pode entregar uma experiência totalmente personalizada. Com o objetivo de entregar a melhor solução para as necessidades da empresa, a nossa plataforma conseguiu transformar o desenvolvimento dos colaboradores da Rota Oeste.

Uma solução eficiente e flexível para entregar o melhor resultado

   

Pretendendo trazer a melhor solução em Educação Corporativa, a Konviva traçou um trabalho intenso em conjunto com a Rota Oeste, pensando em desenvolver uma plataforma intuitiva e engajadora. Resultado disso foi a Rota do Saber, uma universidade corporativa totalmente acessível e flexível, adequada às necessidades da empresa.

Muitas empresas acabam tendo algumas dificuldades quanto à implementação e gerenciamento de uma Universidade Corporativa por conta da disposição de tempo dos colaboradores, que precisam interromper suas atividades para assistir a cursos e treinamentos.

Transpondo esse desafio, a plataforma LMS surge como uma solução prática e eficiente, que oferece todas as ferramentas para que o indivíduo seja agente ativo da sua própria educação. Dessa forma, foi implementado um LMS interativo e de fácil utilização, capaz de atender às demandas atuais e futuras da Rota Oeste, e contribuir para o crescimento e evolução da empresa.