A trajetória da Rota Oeste teve início na década de 50, quando foi fundada a Irmãos Lopes S/A – Comércio, Transporte e Agricultura, em Londrina-PR, uma empresa familiar que atuava como concessionária da marca De Solto, com caminhões, pick-ups e automóveis.
As suas três concessionárias Scania no estado (Cuiabá, Rondonópolis e Sinop), cobrem os três eixos logísticos locais e 100% do território. Apesar de ter uma forte participação de clientes do Agronegócio, a empresa atende a vários segmentos do mercado.
Atuando ativamente na cadeia produtiva do Estado do Mato Grosso, a Rota Oeste está muito consolidada no ramo. O grupo está com uma grande prospecção de crescimento e expansão para os próximos meses, destacando-se no mercado.
Para acompanhar esse crescimento, a empresa vem buscando soluções otimizadas para garantir o sucesso dos seus investimentos, principalmente quanto à educação corporativa.
Já muito bem posicionada no mercado, um dos maiores desafios da Rota Oeste no momento era lidar com as múltiplas plataformas de treinamento de stakeholders sem nenhuma centralização e que não forneciam dados consistentes sobre os resultados da capacitação dos colaboradores.
“Nós tínhamos muitas plataformas, mas não conseguimos consolidar esse conhecimento em apenas uma. E esse foi o primeiro ganho que a Konviva nos trouxe.”
Antes de contar com a eficiência da Konviva, a empresa realizava os treinamentos na maior parte de forma presencial, e as capacitações técnicas eram disponibilizadas nas plataformas de cada uma das marcas parceiras. O controle de resultados não era centralizado: cada uma das empresas disponibilizava o próprio relatório, e a integração das informações era feita pelo time do RH. O controle de desempenho e conclusão era feito apenas pela lista de presença, o que dificultava a criação de uma estratégia de treinamento mais assertiva.
Sem uma solução consolidada, a Rota Oeste buscava não só encontrar uma plataforma robusta que atendesse às suas necessidades atuais e futuras de treinamento, mas também uma solução que fornecesse os dados e ferramentas necessárias para mensurar os resultados das capacitações oferecidas.
Com os projetos de expansão territorial e crescimento da empresa, se fez necessário encontrar uma solução mais completa e eficiente, que entregasse os resultados esperados pela empresa. A rede de concessionárias buscava uma forma de atender melhor a esses novos colaboradores, e incutir no treinamento a missão, visão e valores que são tão importantes para a construção da mentalidade da equipe.
Com todos esses desafios para enfrentar, a Rota Oeste encontrou na Konviva a solução ideal para otimizar toda a sua estratégia de treinamento e desenvolvimento com a implementação da Rota do Saber. Com uma plataforma robusta e com alta capacidade de personalização e integração com os sistemas utilizados pela empresa, a Konviva era a ferramenta necessária para transformar a capacitação e treinamento dos colaboradores da Rota Oeste.
Com uma plataforma única, não só a empresa poderá extrair todas as informações de treinamento, quanto toda a jornada de desenvolvimento também fica mais clara para o colaborador. Nesse sentido, a Konviva representa uma solução otimizada para um sistema de gestão de aprendizagem acessível a todos os perfis de usuários.
Com o objetivo de trazer para o digital os treinamentos que antes só podiam ser ofertados presencialmente, a Rota Oeste conseguiu por meio da nossa solução, transformar a educação e capacitação dos seus colaboradores. Os recursos de interatividade e colaboração oferecidos pela plataforma foram um grande diferencial no processo de escolha.
No caso da Rota Oeste, eles buscavam:
A Konviva conseguiu implementar a Rota do Saber, uma universidade com o DNA da Rota Oeste, para mais de 350 colaboradores, tudo com muita integração e acessibilidade. Com a ajuda do projeto de divulgação por parte da Rota Oeste, a ação teve uma grande aceitação e foi muito bem recebida pelos funcionários.
Para a campanha de lançamento, eles buscaram criar uma ação impactante, cuidando dos mínimos detalhes, desde a escolha da arte, até a paleta de cores a ser utilizada. Para garantir o sucesso da Rota do Saber, foram utilizados recursos para divulgar a ação e engajar os colaboradores.
Antes mesmo da implementação da Rota do Saber, houve uma grande ação para a escolha do nome da Universidade Corporativa, o que incentivou e estimulou os colaboradores. Com isso, foi inserida no projeto uma sensação de pertencimento e participação, fazendo dele um projeto de todos.
Na sua campanha de lançamento e engajamento, a Rota Oeste contou com uma agência de marketing externa para a elaboração da sua estratégia, desde a confecção do material até a criação de vídeos publicitários. Pensando na importância que o desenvolvimento dos colaboradores tem para a estratégia de crescimento da companhia, toda a ação contou com a participação de diversas áreas da empresa.
Para engajar os colaboradores, a empresa adotou as seguintes ações:
Para os colaboradores que não têm acesso ao e-mail no ambiente de trabalho, foi realizada uma “blitz” na porta do refeitório, para cadastro e download do aplicativo.
Todas essas ações retornaram em uma resposta muito positiva por parte dos colaboradores, transformando a forma como a educação corporativa era vista na Rota Oeste. Desde os primeiros dias do lançamento da Universidade Corporativa, houve um grande interesse e participação de todos, mostrando como a cultura da empresa contribui para o engajamento dos colaboradores.
Com a colaboração de ambas as partes, a Konviva e a Rota Oeste conseguiram criar uma Universidade Corporativa robusta, acessível e eficiente, e que foi muito bem aceita por todos os colaboradores. A plataforma proporciona uma experiência de aprendizagem diferenciada, com conteúdos relevantes e acessíveis.
“Ás 7:30 da manhã [do dia do lançamento] já tínhamos 340 colaboradores cadastrados”
Graças às ações aplicadas, a Rota Oeste já conseguiu obter excelentes resultados, mesmo com apenas duas semanas de lançamento da Rota do Saber. Houve um aumento considerável na procura e adesão aos treinamentos, mostrando que os recursos presentes na plataforma estão entregando exatamente aquilo que prometem: acessibilidade e engajamento através da interação.
Para enriquecer ainda mais a sua Universidade, a Rota Oeste inseriu a rádio corporativa diretamente na plataforma da Rota do Saber, mostrando como a Konviva pode entregar uma experiência totalmente personalizada. Com o objetivo de entregar a melhor solução para as necessidades da empresa, a nossa plataforma conseguiu transformar o desenvolvimento dos colaboradores da Rota Oeste.
Pretendendo trazer a melhor solução em Educação Corporativa, a Konviva traçou um trabalho intenso em conjunto com a Rota Oeste, pensando em desenvolver uma plataforma intuitiva e engajadora. Resultado disso foi a Rota do Saber, uma universidade corporativa totalmente acessível e flexível, adequada às necessidades da empresa.
Muitas empresas acabam tendo algumas dificuldades quanto à implementação e gerenciamento de uma Universidade Corporativa por conta da disposição de tempo dos colaboradores, que precisam interromper suas atividades para assistir a cursos e treinamentos.
Transpondo esse desafio, a plataforma LMS surge como uma solução prática e eficiente, que oferece todas as ferramentas para que o indivíduo seja agente ativo da sua própria educação. Dessa forma, foi implementado um LMS interativo e de fácil utilização, capaz de atender às demandas atuais e futuras da Rota Oeste, e contribuir para o crescimento e evolução da empresa.