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Como a Konviva transformou a forma como as pessoas aprendem no Sicredi

15 de fevereiro de 2021

Sicredi é a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil e há 118 anos oferece soluções para agregar renda e contribuir para o desenvolvimento econômico e social. Hoje, disponibiliza mais de 300 produtos e serviços e tem cerca de 4,9 milhões de associados. É um sistema cooperativo e, por isso, valoriza o relacionamento: tem 2 mil agências distribuídas em 108 cooperativas, presentes em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. 

Com mais de 30 mil colaboradores, o Sicredi está há nove anos consecutivos na lista de  “Melhores Empresas para Você Trabalhar”, da revista Você S/A. A instituição recebe 7 mil novos colaboradores por ano e tem o desafio de integrar esses profissionais, a fim de sustentar sua cultura forte, baseada no cooperativismo.
    Além disso, diante de um cenário de transformação digital, precisa disseminar a cultura da aprendizagem entre todos os colaboradores, para que construam juntos o futuro.

O desafio da educação corporativa na transformação digital 

A instituição acompanha a tendência do mercado e está passando por um profundo processo de transformação, adotando tecnologias que estão reduzindo as atividades operacionais e mudando a forma de atuação dos profissionais de agência. Assim, além de treinar os mais de 7 mil novos colaboradores que chegam todos os anos, há uma grande preocupação em qualificar o time para o novo formato de atendimento, dando um foco ainda maior ao relacionamento com os associados.

Nesse contexto, fica evidente que a educação corporativa tem um papel fundamental para que a transformação digital da instituição seja bem-sucedida. Mais do que escalar os treinamentos, percebeu-se a necessidade de evoluir o modelo de educação à distância adotado. Isso porque, embora o Sicredi contasse com um sistema de gestão de aprendizagem (LMS), a avaliação era de que os conteúdos oferecidos na plataforma online apenas reproduziam os encontros presenciais. 

Então, era preciso quebrar o paradigma do presencial e tornar a educação corporativa digital de fato.

“Quando surgiram as telenovelas, os atores não atuavam, apenas reproduziam aquilo que faziam nas rádios: liam os roteiros em frente às câmeras.
Percebemos que o mesmo acontecia na educação corporativa: pegávamos o formato do treinamento presencial e copiávamos no online. Agora, o Sicredi tem se desafiado a fazer de uma forma diferente no online”

Regina Fontinelli da Silva – Desenvolvimento de Pessoas – Confederação Sicredi

LMS antigo, engajamento baixo: 6 mil acessos por mês

Mas não era só o modelo de educação à distância que estava defasado. Para realizar a transformação digital na educação corporativa, seria necessário encontrar uma nova plataforma. Isso porque o LMS utilizado estava desatualizado, e os usuários relatavam uma série de dificuldades e limitações:

A navegabilidade era difícil. 

Não havia visibilidade dos conteúdos e os colaboradores não sabiam o que estava disponível.

A experiência era desestimulante.

76% dos colaboradores acessavam a plataforma apenas para fazer os treinamentos obrigatórios.

A publicação era restrita.

Centrais e cooperativas não tinham autonomia para adicionar conteúdos à plataforma e precisavam utilizar outras ferramentas para os treinamentos locais.

O controle de presença era manual.

O gestor de pessoas tinha que cadastrar os colaboradores que compareciam aos treinamentos presenciais após a realização. A ferramenta servia apenas para registro.

“O grande desejo do Sicredi para educação corporativa era poder centralizar as ações em uma única plataforma, para que os investimentos em conhecimento também fossem compartilhados. Como ocorriam muitos esforços paralelos, não se tinha visibilidade do que estava sendo realizado, e isso ia contra os próprios valores da instituição” 

Roseli de Souza Oliveira – Consultora de Implantação da ILOG

Observando o desengajamento e desalinhamento de ações, iniciou-se a busca por um LMS com funcionalidades que permitissem trabalhar a educação corporativa com mais interatividade, conexão entre as pessoas e protagonismo do colaborador na aprendizagem. 

Colaboração: o caminho para encontrar a melhor solução de educação corporativa

Antes de buscar fornecedores, o Sicredi realizou um processo de Ideação Colaborativa para identificar as necessidades, listar as funcionalidades desejadas e definir as prioridades do projeto. Para isso, reuniu 32 representantes – com maioria de gestores de pessoas, que lidam diretamente com os treinamentos. Foram 3 dias de encontros com conversas para desenhar uma solução.

Para apoiar esse processo, um estudo do perfil dos profissionais de agência bancária, principal público-alvo do projeto foi realizado e ajudou a definir alguns dos requisitos para a plataforma. O levantamento revelou que:

  • 76% dos profissionais de agência costumam aprender por vídeo aulas. 
  • 94% acessam o conteúdo pelo celular, e 90% por notebook ou desktop
  • 81% ficavam sabendo dos treinamentos por e-mail e 46% pelo gestor
  • 24% acessava a plataforma antiga para aprender algo novo

Com base nesses dados, e considerando também as dificuldades e limitações da plataforma que utilizavam, os participantes da Ideação Colaborativa definiram as expectativas para a nova plataforma.

A escolha do melhor LMS: Konviva conquista 90% de satisfação 

O LMS teria a missão de consolidar o posicionamento sistêmico de educação e, ao mesmo tempo, estimular as iniciativas locais, permitindo que as centrais e cooperativas fizessem a gestão da ferramenta. Além disso, a plataforma deveria ser atrativa, tornando-se referência na troca de conhecimento em todo o sistema Sicredi e estimulando o engajamento de todos.
Em resumo, as exigências eram:

  • Proporcionar mais autonomia
  • Dar mais visibilidade dos conteúdos
  • Possibilitar a colaboração
  • Suportar Webinars 
  • Permitir a gamificação da aprendizagem
  • Ter um sistema de avaliação dos conteúdos
  • Ser multiplataforma

A lista completa das exigências foi levada a 7 fornecedores. Destes, apenas dois tinham a tecnologia e expertise necessária para atender a demanda. 

A avaliação destes dois concorrentes também foi feita de forma colaborativa, por meio de uma Prova de Conceito. Nela, as empresas demonstraram as funcionalidades e apresentaram na prática a capacidade de atender aos requisitos. A Konviva conquistou 90% de satisfação dos participantes, enquanto a concorrente teve 61%.

“O principal motivo pelo qual a gente selecionou a Konviva e não outros fornecedores foi a flexibilidade. A possibilidade de adaptar o layout, customizar a plataforma e chegar à experiência de navegação que a gente queria proporcionar. Antes das funcionalidades, a experiência do usuário tinha um peso muito grande, porque se ela não fosse agradável nós não teríamos sucesso no projeto.” 

Regina Fontinelli da Silva – Desenvolvimento de Pessoas – Confederação Sicredi

Como a Konviva aumentou em 245% os acessos mensais ao Sicredi Aprende

Assim, a Konviva foi o parceiro escolhido para criar a nova plataforma do Sicredi Aprende, como é chamado o sistema de educação corporativa da instituição. Para isso, contou com uma equipe comprometida com o sucesso do projeto e com toda a experiência da Ilog tecnologia:

  • Uma das pioneiras no mercado de educação à distância no Brasil
  • Há 21 anos desenvolvendo soluções flexíveis para a gestão de aprendizado e educação corporativa
  • Mais de 2 milhões de usuários ativos e 200 clientes satisfeitos.

Desde o início, o projeto de transformação da educação corporativa do Sicredi foi colaborativo. Na implementação não foi diferente: com participação do time do Sicredi, da Konviva e outros parceiros, foi realizado um estudo de experiência do usuário completo e a implementação está sendo realizada em fases. Com menos de um ano de lançamento, a nova plataforma do Sicredi Aprende já é um sucesso:

  • A média de alunos que acessam a plataforma  subiu de 6.000 para 20.700 mil por mês, um aumento de 245%;
  • A plataforma recebe cerca de 3.500 acessos diários;
  • Aumento de 41% em horas de treinamento por colaborador. Ultrapassando a média de 21 horas em 2019 para 33 horas de treinamento por colaborador em 2020.
  • Mais de 300.000 acessos à plataforma em um único mês, sendo registrado em julho de 2020, logo após a implantação do Konviva. 

Konviva entregou resultados além das expectativas previstas já na fase de adoção da nova ferramenta

Além da melhoria no engajamento dos colaboradores com a plataforma, o Sicredi conquistou resultados além das expectativas previstas no processo de transformação digital da educação corporativa. A facilidade de gestão da Konviva estimulou um aumento mensurável na relevância dos conteúdos publicados e está influenciando o envolvimento de toda a rede de agências cooperadas:

  • Ainda em 2020, 64% das agências cooperadas disponibilizaram conteúdos exclusivos para seus associados. Facilitando assim a jornada do associado diretamente em sua região de atuação;
  • 99% de satisfação nos treinamentos das trilhas Formação Básica dos novos colaboradores, considerando pesquisa realizada entre 4.470 colaboradores
  • Ampliação dos tipos de conteúdo da área de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores O Sicredi Aprende tem sido fundamental para o desenvolvimento dos colaboradores impactados pela troca do core bancário. Em 2020 foram mais de 14 novos cursos relacionados ao tema, com mais de 7 mil acessos.

“A nova plataforma possibilitou o uso de tecnologias mais modernas em EAD.
Com isso, disponibilizamos treinamentos através de vídeos interativos, que chegam a 99% de satisfação, além de simuladores e webséries.” 

Regina Fontinelli da Silva – Desenvolvimento de Pessoas – Confederação Sicredi

Isso porque o LMS atendeu perfeitamente aos requisitos do Sicredi:

Completo e intuitivo.

Possui funcionalidades que permitem criar uma experiência de aprendizagem atrativa. Tem 5 modalidades de curso: à distância, presencial, híbrido, síncrono e prova. Assim, a educação corporativa na plataforma digital é diferenciada da presencial e há diversas possibilidades para desenvolver os treinamentos.

Flexível e customizável.

A plataforma pode se adaptar ao projeto e, desta forma, permitir o gerenciamento e publicação de conteúdos pelas centrais e cooperativas, sem prejudicar a gestão da informação do sistema como um todo. Isso deu autonomia para a criação dos treinamentos locais, que passaram a ser computados e integrados ao sistema de educação corporativa.

Experiência do usuário.

A interface da Konviva é personalizável. Isso permitiu criar uma experiência do usuário diferenciada e atrativa, dando visibilidade aos conteúdos e estimulando os colaboradores a utilizarem a plataforma para o próprio desenvolvimento profissional, indo além dos treinamentos obrigatórios.

Design responsivo e mobilidade.

Intuitiva, moderna e multiplataforma, a interface do LMS se adapta a todos os tipos de dispositivos – smartphones, tablets, notebooks e desktops. Além disso, pode ser acessada em dispositivos móveis com suporte offline.

Avaliações e Certificações.

Era importante que a nova plataforma permitisse que os gestores tivessem algum retorno dos colaboradores sobre a qualidade dos treinamentos. A Konviva possui avaliação dos conteúdos de forma rápida após a conclusão, além de permitir a certificação.

Gestão orientada por dados.

Outro objetivo importante do projeto era reduzir o trabalho operacional dos gestores de pessoas e entregar dados que apoiassem as decisões. A Konviva oferece um dashboard de indicadores e relatórios personalizados, agilizando e facilitando o trabalho.

Módulo de Colaboração.

A ideia do Sicredi Aprende é que os colaboradores sejam protagonistas do próprio aprendizado, e ter uma plataforma que permitisse a colaboração – um dos valores da instituição – era fundamental. A Konviva tem um módulo de colaboração que permite a troca de conhecimento entre os colaboradores, e este é o próximo passo na implementação do projeto.

Gamificação.

Esta também era uma das exigências do projeto, para que os treinamentos proporcionassem a melhor experiência de aprendizado possível. A Konviva tem essa competência – conta com rankings, desafios, missões, badges e resgates de pontos.

Konviva: flexibilidade e compromisso com o sucesso do Sicredi Aprende

A Konviva trabalhou em conjunto com o Sicredi para proporcionar a melhor experiência de aprendizagem no Sicredi Aprende. A plataforma flexível e o compromisso em criar a solução adequada às necessidades do Sicredi foram o diferencial que garantiram o sucesso do projeto.

Com um LMS intuitivo e atrativo, as cooperativas passaram a utilizar a plataforma para os treinamentos locais e os colaboradores estão muito mais engajados. O novo Sicredi Aprende está mudando a forma como as pessoas aprendem – e a Konviva foi fundamental para isso acontecer.

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