Visão Geral

O Konviva é uma solução completa para gestão estratégica de pessoas que suporta a gestão do conhecimento, gestão da aprendizagem e trabalho colaborativo (rede social corporativa). Desenvolvido pela Ilog Tecnologia, o sistema funciona totalmente via internet, sem necessidade de instalação de plugins ou aplicativos na máquina do usuário. São três módulos que podem ser usados de forma integrada ou isoladamente, conforme necessidades de cada organização: Módulo de Aprendizagem e Módulo de Colaboração.
O módulo de Aprendizagem gerencia e automatiza os aspectos relacionados à administração de cursos presenciais, síncronos, a distância e blended. Suporta os processos de cadastro de usuários, criação de cursos e turmas, publicação de conteúdo, matrículas, avaliação e acompanhamento de aprendizagem nos cursos ofertados pelo sistema. Este tutorial aborda apenas o Módulo de Aprendizagem.
Numa visão geral e resumida, é importante entender as três entidades principais (usuários, unidades, cursos) que compõem o sistema e como elas se relacionam . Este relacionamento define a permissão de acesso e visualização das informações no sistema, ou seja, este relacionamento define quem é um usuário, o que faz no sistema e em qual unidade atua.

konviva
Usuários

Quem é o usuário?

No cadastro de usuário é preenchido um conjunto de dados pessoais e profissionais que identificam quem é o usuário. Os campos mínimos a serem preenchidos são: nome, e-mail, login e senha. Para efetivar o cadastro, após preenchimento dos campos obrigatórios, é necessário atribuir ao menos um perfil e vinculá-lo a uma unidade. Para cada perfil atribuído a um mesmo usuário, é feito o relacionamento com sua respectiva unidade.

Perfil de usuário

O que o usuário faz no sistema?

Os Usuários podem ter múltiplos perfis. Cada perfil pode ser vinculado a uma ou mais Unidade Organizacional (exceto o perfil de aluno, que pode ser relacionado a apenas uma unidade). Por meio deste vínculo, o usuário visualiza informações e desempenha funções restritas às Unidades Organizacionais nas quais tem acesso.
Para verificar os perfis que lhe foram atribuídos clique sobre seu nome, conforme indica a figura abaixo. Ao selecionar um dos perfis, o sistema atualizará a tela com as informações e ferramentas correspondentes ao perfil selecionado.
perfis
O Konviva possui um conjunto padrão de perfis criados previamente na instalação do sistema:

Unidades organizacionais

Onde este usuário atua?

As unidades organizacionais representam instâncias no sistema, nas quais cada usuário tem sua permissão de atuação delimitada. As unidades organizacionais podem representar departamentos, setores, lojas, parceiros, clientes, concessionárias e/ou outras estruturas hierárquicas na qual as pessoas (usuários) são alocadas para atuação, conforme o perfil (administrador, instrutor, gestor, tutor, etc). Assim, um gestor de unidade terá suas permissões de gestão restritas aos alunos e outros usuários da(s) unidade(s) as quais está vinculado.

Cursos

Os cursos podem ser agrupados no catálogo em categorias ou agrupados em trilhas de aprendizagem. Cada um desses agrupamentos pode ser vinculado a uma ou mais Unidades Organizacionais. Desta forma, o usuário visualiza os cursos conforme a unidade organizacional em que está vinculado.
Outro atributo do usuário é o cargo, que pode ser utilizado para direcionar a oferta de cursos e trilhas de aprendizagem aos alunos.
Trilha de aprendizagem é um agrupamento de cursos, cuja obrigatoriedade de sequenciamento (pré-requisito) poderá ser previamente definida pelo gestor do sistema. Uma trilha pode ser associada a um processo de certificação e o gestor poderá acompanhar por meio de relatórios específicos o andamento dos alunos nas trilhas. Uma trilha pode ser ofertada para um público-alvo, baseado em cargo ou unidade, ou dirigida a um ou mais usuários de forma direta.
O vínculo do aluno com o curso é feito por meio da matrícula na turma. Um curso pode ter várias turmas. A matrícula pode ser feita diretamente pelo aluno ou ser configurada para ser confirmada mediante aprovação do gestor e/ou administrador.
O tempo de duração da turma pode ser configurado através de um número de dias (turma contínua) ou com uma data de início e fim (turma periódica). Na turma contínua, cada aluno inicia o curso na data em que sua matrícula foi efetivada e tem nº dias para finalizar o curso, a contar desta data de matrícula. Na turma periódica, todos os alunos iniciam e finalizam o curso na data cadastrada pelo administrador.
Nas turmas de cursos presenciais e blended pode ser configurado um calendário de aulas. Cada aula tem seu horário e local e um ou mais instrutores. O sistema faz validação, de modo a evitar choque de agenda de local e instrutor. O instrutor é o responsável pelo apontamento de nota e/ou frequência.
Em turmas de cursos assíncronos, síncronos ou tipo prova podem ser associados, respectivamente, um tutor, moderadormonitor. Eles serão os responsáveis pela mediação das ferramentas de colaboração.
Uma vez matriculado, o aluno tem acesso ao conteúdo (sala de aula), que pode ter vários objetos de aprendizagem e materiais complementares como vídeo, arquivos, SCORM, avaliações, certificados. O aluno pode também ter acesso a um conjunto de ferramentas colaborativas (fórum, chat, tira-dúvidas, etc), que são exibidas/ocultadas da turma pelo gestor, no momento em que este cadastra a turma.