Konviva

Konviva
Edit Template

Por que a aprendizagem tradicional já não é suficiente para capacitar equipes?

8 de março de 2024

Manter equipes constantemente atualizadas e capacitadas para acompanhar o ritmo do mercado tem sido um dos maiores desafios para as empresas modernas. A aprendizagem tradicional, no entanto, mostra limitações para atender o nível de exigências dinâmicas e multifacetadas do mercado atual. 

Durante muito tempo, a aprendizagem tradicional dominou o cenário corporativo, mas chegou a hora das organizações repensarem suas estratégias de treinamento e adotarem abordagens mais modernas e flexíveis para capacitar suas equipes.

Limitações da Aprendizagem Tradicional

A aprendizagem tradicional, muitas vezes centrada em salas de aula físicas e material didático estático, não consegue acompanhar a dinâmica das demandas contemporâneas. As limitações são evidentes:

Falta de Flexibilidade

As empresas frequentemente se deparam com o desafio de proporcionar treinamento para equipes distribuídas geograficamente ou com horários de trabalho variados. A rigidez da aprendizagem tradicional dificulta a adaptação a essas necessidades.

A imposição de horários fixos e a exigência de presença física em salas de aula podem excluir aqueles que não têm acesso fácil às instalações ou que têm compromissos pessoais ou profissionais conflitantes. Essa falta de flexibilidade não apenas limita o acesso ao treinamento, mas também pode afetar a moral e a produtividade dos funcionários, que se sentem negligenciados ou sobrecarregados.

Baixo Engajamento

O modelo tradicional de aulas expositivas tende a ser desafiador em termos de manter o interesse e o engajamento dos participantes. As apresentações longas, a depender do carisma do apresentador em cativar a audiência, podem levar à desconexão e à passividade por parte dos colaboradores. 

Quando os funcionários não estão envolvidos ativamente no processo de aprendizagem, o conhecimento transmitido tende a ser superficial e facilmente esquecido. Além disso, a falta de interatividade e personalização da aprendizagem tradicional, pode sugerir que o conteúdo não seja relevante para suas necessidades individuais ou experiências de trabalho.

Atualização Lenta

O processo de atualização do conteúdo pela aprendizagem tradicional é muitas vezes lento e oneroso. Isso pode resultar em equipes desatualizadas em relação às últimas tendências e práticas do setor. 

Com a rápida evolução das tecnologias e metodologias de trabalho, a falta de conteúdo atualizado pode deixar os colaboradores mal preparados para enfrentar os desafios do ambiente empresarial contemporâneo. Além disso, os custos associados à atualização de materiais impressos ou à contratação de instrutores especializados podem ser proibitivos para muitas organizações, levando a um ciclo de obsolescência e estagnação no desenvolvimento profissional de suas equipes.

Necessidade de abordagens modernas

Diante dessas limitações, torna-se urgente que as empresas adotem abordagens mais modernas e flexíveis para o treinamento de suas equipes. A aprendizagem precisa ser ágil, envolvente e acessível a qualquer momento e lugar. É aqui que entram os Sistemas de Gestão de Aprendizagem (LMS) e as Plataformas de Experiência de Aprendizagem (LXP).

Revolucionando a Educação Corporativa com LMS e LXP

As Plataformas LMS permitem às empresas criar conteúdos educacionais, gerenciar e disponibilizar aos colaboradores, de forma centralizada. Elas permitem que as organizações ofereçam uma variedade de cursos e materiais de treinamento online, acessíveis a qualquer momento e de qualquer lugar. Além disso, as funcionalidades de rastreamento e relatório fornecidas pelos LMS permitem que os gestores monitorem o progresso e o desempenho das equipes de forma eficaz.

Por outro lado, as Plataformas LXP oferecem uma abordagem mais personalizada e centrada no aluno. Elas utilizam algoritmos de recomendação e aprendizado adaptativo para fornecer conteúdo relevante e sob medida para as necessidades individuais de aprendizagem de cada colaborador. 

Isso aumenta significativamente o engajamento e a eficácia do treinamento, pois os colaboradores têm acesso a recursos que são diretamente aplicáveis ao seu trabalho e interesses pessoais.

Ao combinar as funcionalidades de um LMS tradicional com a abordagem centrada no aluno de um LXP, as empresas podem criar experiências de aprendizagem verdadeiramente impactantes e transformadoras. 

A Konviva é uma plataforma completa que oferece experiências personalizadas e

focadas em resultados, para treinar e qualificar equipes e colaboradores. Funciona

como uma plataforma LMS (Sistema de Gestão da Aprendizagem), mas com

atributos de uma LXP (Plataforma de Experiência da Aprendizagem), que permite

a aprendizagem formal ou personalizada, centrada em processos ou de acordo

com o perfil dos indivíduos.

Nossa plataforma não apenas capacita as equipes com as habilidades necessárias para enfrentar os desafios do mundo empresarial atual, mas também as prepara para se adaptarem e prosperarem em um ambiente em constante evolução.

Uma mudança necessária

Em um mundo onde a mudança é a única constante, a aprendizagem tradicional simplesmente não é mais suficiente para capacitar equipes de forma eficaz. As empresas precisam adotar abordagens mais modernas e flexíveis para o treinamento, aproveitando as vantagens oferecidas pelas tecnologias atuais. 

Esta é a única forma de garantir que suas equipes estejam constantemente atualizadas e preparadas para enfrentar os desafios e oportunidades do mundo empresarial contemporâneo.

Compartilhe: