Como o aprendizado virtual pode aumentar o ROI do treinamento

É esperado de todo treinamento aplicado que haja um Retorno do Investimento (ROI) adequado, que corresponda ao investimento realizado. Independentemente do foco desse treinamento, os gestores baseiam a sua tomada de decisão no potencial futuro que essa capacitação pode trazer à empresa.

Diante do atual cenário, onde a virtualização de diversos aspectos e atividades de uma empresa se tornou uma realidade, a aplicação de treinamentos de forma virtual se mostrou igualmente necessária. Em uma realidade político-econômica tão incerta, os superiores estabeleceram critérios muito mais elevados antes de investir em treinamentos, principalmente na modalidade virtual. Dessa forma, é preciso oferecer um diferencial e um retorno acima do esperado para que o investimento valha a pena. Mas como o aprendizado virtual pode aumentar o ROI do treinamento? Confira esse artigo que preparamos para você e descubra as vantagens que esse tipo de treinamento pode trazer.

Benefícios do treinamento virtual para o ROI

Desde a integração de novos colaboradores, capacitação para ferramentas e até mesmo a comunicação de políticas internas e Complience, o treinamento pode ser realizado de forma virtual. Esse método de treinamento pode trazer diversas vantagens, como veremos a seguir:

Personalização

A aplicação de um treinamento virtual possibilita que o aprendizado ocorra de forma individualizada para cada indivíduo participante, podendo abranger um público maior do que ocorre em um treinamento presencial. Além disso, os participantes podem adequar as suas rotinas de forma a cumprir as tarefas propostas e focar no treinamento no melhor momento para o seu aprendizado. Um treinamento virtual pode ser dividido em módulos pequenos que não impactam a rotina de trabalho dos colaboradores, dessa forma, haverá um comprometimento menor de horas de trabalho e uma abordagem mais leve e assertiva.

Autonomia e suporte

Durante a aplicação de um treinamento presencial, diversas dúvidas podem surgir, e fica muito difícil garantir o aprendizado de todos os participantes. Para que todas as questões sejam esclarecidas, pode ser necessário prolongar o tempo do treinamento e disponibilizar mais horas, além de haver uma parcela desses participantes que sente insegurança para realizar questionamentos em público. Em um treinamento virtual, o próprio colaborador pode rever os conteúdos trabalhados dentro da plataforma de aprendizado, aumentando a absorção das informações e aumentando a confiança dele naquilo que foi aprendido.

Absorção de conhecimento

Com a aplicação de módulos curtos, que o funcionário pode assistir no decorrer da sua rotina, sem sobrecarga e horas de conteúdo maçante, é possível garantir que o conteúdo seja absorvido de forma mais efetiva. Com essa forma de treinamento, mais breve e específica, o colaborador pode guiar o seu próprio aprendizado, sem prejudicar a sua rotina de trabalho, e dedicar um tempo de qualidade ao treinamento para capturar todo o conhecimento proposto.

Redução de custos com deslocamentos e viagens

Muitas empresas atuam em nível mundial, ou precisam de treinamentos para ferramentas específicas em locais diversos, o que acaba gerando custos altos com viagens para que o colaborador possa realizar a capacitação. Além desse custo, deve ser considerado também o tempo que o colaborador deixará de dedicar ao trabalho, impactando nos resultados da empresa. Tendo isso em mente, o aprendizado virtual apresenta uma grande vantagem, pois o funcionário poderá realizar o treinamento diretamente da sua estação de trabalho, sem a necessidade de deslocamento e de forma otimizada.

O aprendizado virtual é vantajoso?

Como vimos, a aplicação de capacitação e treinamento de forma virtual pode trazer inúmeras vantagens e garantir o aumento do ROI para as empresas. Em um primeiro momento, também é possível virtualizar etapas e elementos por meio de ferramentas de aprendizagem virtual, reduzindo o tempo em sala de aula. A virtualização do treinamento possibilita que diversos custos sejam reduzidos, além de proporcionar um aprendizado mais efetivo e leve para os colaboradores.

Ao dividir um treinamento em pequenos módulos (que se aplicado em sala de aula pode se mostrar muito extenso e cansativo), a empresa irá garantir que aquelas informações sejam mais bem capturadas, sem a necessidade de grandes períodos de indisponibilidade desse colaborador. O treinamento virtual, além de propiciar um melhor entendimento do conteúdo, pode agregar confiança e autonomia para quem o realiza.

Neste sentido, as empresas que utilizam o aprendizado virtual, tendem a ter um ROI muito mais elevado, pelas facilidades acima mencionadas e pelo conhecimento agregado gerado de forma muito mais fácil. E como sabemos, hoje, uma empresa que investe no treinamento de seus funcionários, alcança a excelência de forma mais rápida, tendo retornos muito maiores em longo prazo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code