Konviva

Konviva
Edit Template

A importância do microlearning na capacitação de colaboradores

25 de março de 2024

No mundo acelerado dos negócios, onde o tempo é um recurso valioso e a informação é constantemente atualizada, encontrar métodos eficazes de capacitação se tornou uma necessidade premente para empresas que buscam manter sua vantagem competitiva. É aqui que o microlearning, ou microaprendizado em português, mostra sua eficácia. 

Este modelo de aprendizagem, com práticas objetivas e rápidas, busca ensinar conteúdos específicos e de alto valor. É muito utilizado no aprimoramento de habilidades e competências de colaboradores, especialmente em um mundo onde a agilidade e a relevância são essenciais para o sucesso. 

O microlearning é uma estratégia de treinamento que oferece conhecimento em pequenas doses, mas poderosas o suficiente para causar um grande impacto.

A seguir, vamos explorar a importância do microlearning na capacitação de colaboradores e como a Konviva está na vanguarda dessa tendência, proporcionando soluções inovadoras que transformam a maneira como as empresas treinam e desenvolvem sua força de trabalho.

O que é Microlearning e por que é importante?

O microlearning é uma abordagem de aprendizagem que fornece conteúdo educacional em pílulas de aprendizagem, que podem ser de apenas alguns minutos. Esses módulos de aprendizagem são projetados para serem altamente focados em um tópico específico, permitindo que os colaboradores absorvam rapidamente informações relevantes e aplicáveis.

Uma das principais vantagens do microlearning é a sua adaptabilidade aos estilos de vida ocupados dos colaboradores modernos. Com agendas cada vez mais lotadas e a necessidade de lidar com múltiplas tarefas, os colaboradores muitas vezes têm pouco tempo para dedicar a treinamentos extensos. O microlearning oferece a flexibilidade necessária, para estruturar planos de treinamento, permitindo que os colaboradores acessem rapidamente informações pertinentes sempre que tiverem alguns minutos disponíveis.

Como o Microlearning beneficia colaboradores?

Colaboradores enfrentam constantemente o desafio de equilibrar suas responsabilidades no trabalho com o desenvolvimento de habilidades necessárias para se manterem atualizados e competitivos. O microlearning oferece uma solução eficaz para esse dilema, proporcionando treinamentos curtos e direcionados que podem ser facilmente incorporados à rotina diária.

Ao invés de ter que reservar horas de seu dia para participar de treinamentos longos, os colaboradores podem acessar rapidamente módulos de microlearning sempre que tiverem uma pausa entre as reuniões ou durante os intervalos. Isso permite que eles absorvam conhecimento de forma conveniente e eficiente, sem comprometer suas responsabilidades ou produtividade no trabalho e mantenham a aprendizagem contínua.

Além disso, o microlearning se adapta aos diferentes estilos de aprendizagem dos colaboradores, oferecendo uma variedade de formatos de conteúdo, como vídeos curtos, infográficos, quizzes interativos e simulações práticas.  Um modelo que se alinha aos conceitos dejust in time learning” ou “rapid learning”, permitindo que o colaborador encontre a informação que precisa, no momento em que ela é necessária para a execução de um trabalho. Isso garante que recebam informações de maneira envolvente e relevante, maximizando a retenção e aplicação do conhecimento.

Soluções da Konviva

Quando se trata de incorporar o microlearning em soluções de treinamento corporativo, a Konviva se destaca com uma abordagem centrada no colaborador e uma plataforma tecnológica avançada, que oferece uma ampla gama de recursos e ferramentas para facilitar o microlearning eficaz.

É possível elaborar trilhas de conteúdos em pílulas personalizadas, para tornar a experiência do colaborador mais efetiva, com aplicação de pré-testes e pós-testes, que permitem mensurar o aprendizado.

As soluções são projetadas para fornecer treinamentos personalizados e adaptáveis, que atendam às necessidades específicas de cada colaborador e da organização como um todo. Seja para capacitar novos funcionários, atualizar habilidades existentes ou promover o desenvolvimento profissional contínuo, as empresas podem contar com uma variedade de conteúdos acessíveis a qualquer momento e em qualquer lugar.

Além disso, a Konviva integra tecnologias de análise avançada, permitindo que as empresas monitorem o progresso e o desempenho dos treinandos em tempo real. Isso possibilita uma avaliação contínua da eficácia dos treinamentos de microlearning e ajustes conforme necessário para garantir resultados ótimos.

Capacite sua equipe para o sucesso

O microlearning é uma abordagem poderosa e eficaz para capacitar equipes em um mundo empresarial em constante evolução. Com a Konviva como parceira, as empresas podem oferecer treinamentos de microlearning sob medida que atendam às necessidades individuais e de grupos, impulsionando a excelência, a inovação e o sucesso organizacional.

Compartilhe: