Konviva

Konviva
Edit Template

Como estruturar o setor de T&D na sua empresa

11 de agosto de 2022

A importância de investir efetivamente nos treinamentos corporativos já está mais do que comprovado como prática eficiente para montar times mais qualificados e competitivos. 

Empresa que investe no funcionário, investe em si mesma, pois são os profissionais que compõem a corporação os responsáveis por contribuir com o seu crescimento. Quando empresa e colaboradores trabalham em parceria, de forma harmônica, os resultados são perceptíveis para ambas as partes.

Por que ter um setor de T&D?

Cada empresa tem seu funcionamento interno, nomenclaturas de cargos e até funções específicas para cada uma delas. Quando a empresa necessita de um colaborador para uma área específica, por mais que encontre pessoas que exerçam as funções, o profissional pode encontrar dificuldades em determinado cargo.

Por isso, é essencial que a empresa tenha claro quais são as exigências para cada setor e função, estabelecendo de forma transparente quais são as hard e soft skills pertinentes. Esse acúmulo de conhecimentos demanda muito estudo e dedicação e, ainda assim, pode não ser encontrado, pois é algo específico de determinada empresa.

Se a corporação já possui algum curso ou treinamento voltado às suas especificações é mais provável que seus funcionários desempenhem as funções corretamente. A educação corporativa trabalhando em paralelo com o PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), pode funcionar de forma assertiva na carreira dos profissionais, tornando-os mais produtivos.

Como desenvolver o setor na empresa?

Independente do nome que se dê ao departamento, seja treinamento e desenvolvimento ou capacitação e desenvolvimento, que é o termo mais moderno, o objetivo do departamento é o mesmo: desenvolver e treinar os colaboradores.

Veja abaixo como desenvolver o setor na sua empresa e obtenha mais retorno com os treinamentos. 

Entenda a diferença

Compreender as particularidades do Treinamento e do Desenvolvimento.

O primeiro se refere às habilidades técnicas que levam o colaborador a desenvolver a sua função, às conhecidas hard skills.

O segundo se refere às habilidades humanas, como trabalho em equipe e outras competências que fazem conviver com os outros profissionais e colegas de trabalho, são as soft skills.

Entender essas diferenças fará com que se pense e trace objetivos estratégicos educacionais, na intenção de solucionar lacunas apresentadas em todas as equipes e áreas da empresa, podendo cruzar departamentos quando possível, trazendo cooperação e engajamento entre os funcionários e economia para a empresa.

Profissionais Qualificados

Para desenvolver e criar um setor de T&D na empresa é preciso agir com cautela e planejamento. É imprescindível profissionais com alta qualificação e que conheçam profundamente as áreas que ensinaram, porque são esses conhecimentos que serão passados para os demais colaboradores.

Profissionais que demonstram ter o mesmo pensamento que a empresa também são necessários para a difusão da cultura corporativa, por isso, investir em funcionários mais experientes, pode ser uma excelente possibilidade, pois além de vasto conhecimento teórico, ainda compactua com a proposta interna.

Objetivos Claros

Estabelecer objetivos claros para o setor de Treinamento e Desenvolvimento é essencial para que ele aconteça de fato. É preciso mapear todas as necessidades que a empresa tem frente ao mercado e analisar as habilidades e competências que precisam ser trabalhadas.

Entender o perfil da corporação e de seus funcionários para poder fazer uma conexão de valores, investigar o mercado para trazer o conhecimento necessário e avaliar o desempenho em equipe para fortalecer o grupo, são alguns objetivos que podem ser estabelecidos.

Conceitos Corporativos e Institucionais

Existem diversos tipos de cursos e treinamentos, mas, qualquer que seja o formato da aprendizagem, sempre é seguido a linha de ensino técnico ou habilidades pessoais. Independente de qual delas será ensinada, a cultura da empresa sempre estará presente.

Esses pontos são de suma importância para o desenvolvimento e crescimento do colaborador na empresa. É preciso exercer sua função com domínio das técnicas, trabalhar em harmonia com a equipe e demais funcionários da empresa e têm de estar alinhados com a visão que a corporação tem.

Somente com o equilíbrio nessas questões é que a empresa conseguirá encontrar talentos para compor seu quadro de funcionários e oferecer sempre o melhor para seus clientes.

Seja estratégico

Todos esses processos já citados anteriormente não devem ser executados de qualquer forma. Desde o início da implantação do setor até a execução de suas atividades, devem ser planejadas de forma estratégica e os responsáveis por esse setor são a peça chave para isso.

É fundamental que o setor de RH esteja atento aos funcionários, entendendo suas necessidades e conhecendo seus pontos de melhoria e habilidades, para que junto com o setor de T&D, possam encontrar as melhores metodologias de ensino e conteúdos para serem ensinados.

Quando tudo está alinhado da melhor forma possível, a probabilidade de crescimento e competitividade da empresa só tende a aumentar.

Busque soluções inovadoras

Com o crescimento exponencial da tecnologia, a maior parte dos setores das empresas se utilizam dessa ferramenta para também inovar. Contudo, essas mudanças acontecem em alta velocidade e as empresas que aderem a esses conhecimentos de forma antecipada, costumam sair na frente das demais.

Com o surgimento das Startups, o mercado se tornou ainda mais dinâmico, e é importante que sejam mesmo. Por isso, no setor de T&D, é primordial aproveitar o uso de tecnologias e novos conhecimentos para reciclar e acrescentar habilidades dos colaboradores e equipes, desde a gestão até os demais funcionários.

E a plataforma LMS?

Ela surge para auxiliar a empresa nesse projeto, fornecendo toda a tecnologia para a hospedagem de treinamentos. 

Com ferramentas de gamificação, premiações, plataforma responsiva e com a possibilidade de acessar aos conteúdos de forma offline.

A plataforma Konviva LMS é uma poderosa aliada da empresa no ensino de seus colaboradores e traz praticidade tanto para quem estuda, quanto para quem avalia.

Com uma interface personalizável para atender as necessidades de cada empresa contamos com ferramentas tecnológicas de gamificação para engajar e facilitar o acesso de seus colaboradores. 

Dentro da plataforma, a empresa pode utilizar desde materiais em vídeos, áudios, podcasts, apresentações entre outros, para capacitar seus líderes, gestores e colaboradores.

 Solicite uma demonstração gratuita para conhecer a Konviva LMS e obtenha o melhor do seu setor de T & D.

Entre em contato com nossos especialistas e conheça a Konviva.

Compartilhe:
WhatsApp Icon

Olá! Preencha os campos para iniciar
a conversa no WhatsApp