Independente da necessidade, seja para uma nova funcionalidade ou para resolução de problemas antigos, os treinamentos obrigatórios podem ser muito desafiadores para a empresa e colaborador.
Por terem o peso da obrigatoriedade pode não ser de grande interesse para quem irá participar, gerando desinteresse e consequentemente, não alcançando o objetivo esperado.
Contudo, existem formas para aumentar o engajamento na participação dos treinamentos obrigatórios e vamos te contar quais são.
Preparação
Essa é a principal etapa para o desenvolvimento do treinamento. Mesmo nas ocasiões onde existe um senso de urgência, o planejamento é o único caminho para o sucesso.
O pensamento norteador deve ser baseado nas perguntas: por que preciso elaborar esse treinamento? Para quem vou elaborar? Quais os objetivos da empresa? Quais os benefícios para o colaborador?
Estando claras as perguntas, será muito mais fácil desenvolver uma aprendizagem com resultados de alta performance e potencializar as habilidades necessárias.
Planejamento do conteúdo
Quando os objetivos, metas e benefícios não estão claros é mais difícil despertar o interesse e o desejo do colaborador em engajar no projeto. Apesar desse recurso ser uma ferramenta para melhorar os processos dentro da empresa, o protagonista da aprendizagem é e deve ser o colaborador.
Para um bom planejamento é necessário levar em conta:
– O que a empresa espera do funcionário. Deixar claro quais são as metas, as habilidades e ações que a empresa espera que o funcionário tenha, mostrando qual resultado pode ser atingido.
– Quais são as necessidades do colaborador. Entender o que a outra ponta precisa é imprescindível para alcançar as metas com melhor qualidade.
– O que o colaborador espera da empresa. Levar em consideração quais são os planos individuais do colaborador, tanto para a vida, quanto para a carreira, pode descortinar algum ponto cego.
– Estudar a equipe. Investigar o perfil social, cultural e de como funcionam na empresa contribui para a criação de um treinamento que faça sentido para aquele grupo, transformando a visão macro da empresa, para uma visão micro, que é a da equipe.
Depois de elaborar e analisar os dados coletados, é hora de traçar uma estratégia cruzada, conectando os interesses da empresa com os da equipe.
Marketing
Você não leu errado. Quando o material e o treinamento já estiverem prontos, antes de fazer o lançamento, é preciso divulgar e criar o desejo e interesse na participação. Mostrar que existem benefícios reais no treinamento, que será algo de extrema importância para o andamento do trabalho e que auxiliará na comunicação do time.
Para isso, uma forma de aumentar esse interesse é utilizando uma figura de influência na empresa, falando a respeito. Pode ser um líder ou a própria gestão.
Execução
Chegado o momento, as expectativas da empresa e da equipe estão altas e é preciso validá-las da melhor forma possível. O conteúdo deverá ser transformador tanto para o ambiente corporativo quanto para os participantes como indivíduos.
Para se entregar um treinamento de qualidade e alcançar melhorias substanciais, é preciso entregar os mais diversos tipos de materiais e formatos de um conteúdo objetivo.
Um ensino híbrido é excelente para o nivelamento teórico online e aplicação do conceito na prática, além de proporcionar através de ferramentas tecnológicas a análise do comportamento e das preferências do colaborador.
As trilhas de aprendizagem nos auxiliam a personalizar e fragmentar o conteúdo de acordo com a necessidade individuais e de cada time. Podemos pegar a meta maior e a cada módulo fracionar em metas intermediárias, como trabalhar os softs skills, por exemplo.
Trazer exemplos reais e práticos que deram ou não certo, pedindo que a equipe traga soluções para aquele problema, agregando o conhecimento de cada um é uma bela forma de engajar. Fazer o time se sentir dentro do universo que ele constrói é acolhedor.
Depois de algum tempo da finalização da aprendizagem, é importante enviar materiais sucintos para driblar a curva do esquecimento. Rememorar o conteúdo com vídeos, podcasts, textos e até mesmo um grupo de discussão podem auxiliar nessa internalização.
Feedbacks
Ao finalizar o treinamento obrigatório é essencial colher as percepções dos colaboradores sobre o que foi ensinado. Entender os pontos fortes e de melhoria e fazer uma curadoria do que faz sentido para o ambiente corporativo.
Aplicar um formulário de avaliação e recolher ideias para os próximos treinamentos, para que a equipe esteja engajada antes mesmo que o próximo treinamento aconteça. Tal ação estimula e gera um sentimento de pertencimento, sendo importantes para os processos de melhoria da empresa.
Reconhecimento
Não há nada mais reconfortante do que ser reconhecido pelas qualidades e boas ações feitas. Um time motivado, que tem um propósito dentro da empresa e se sente verdadeiramente útil e valorizado por isso, performa melhor. Estreitar as relações entre os indivíduos da equipe e a liderança solidifica ainda mais a estrutura organizacional, trazendo resultados para todos os envolvidos no sistema.
Plataforma LMS para o treinamento
Dentro da plataforma existem inúmeras possibilidades para desenvolver os exemplos aqui citados, como trilhas de aprendizagem, que pode ser desenvolvida para cada necessidade de treinamento e de time.
A possibilidade de armazenar todo o tipo de material e formato de treinamento, como leitura, vídeo, áudio, grupos de discussão, facilita tanto quem faz a mediação, quanto quem participa da formação. Além de contar com as ferramentas de gamificação que facilitam e estimulam a jornada de aprendizagem do usuário.
Ter em mão todo o trajeto desenvolvido por cada um de forma isolada, possibilita a liderança compreender alguns pontos de melhoria para a equipe, estreitando cada vez mais o relacionamento e fazendo com que cada participante se sinta valorizado e pertencente a empresa.
Os relatórios de desempenho disponibilizados dentro da plataforma LMS Konviva são norteadores para as tomadas de decisões futuras, além de trazerem dados precisos e com agilidade.
A plataforma LMS Konviva é perfeita para que a sua empresa torne o engajamento do time nos treinamentos obrigatórios, realidade. Através de pequenas práticas diárias é possível estabelecer uma relação de cumplicidade, levando o crescimento de todos os envolvidos.
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